PALESTRA: IMAGINAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO

21:29:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :


                Na última terça feira, 20 de setembro de 2018, ocorreu mais uma palestra promovida pelo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçui-Una na UFPI- Campus Professora Cinobelina Elvas, ministrada pelo professor Dr. Ozaias Antonio Batista, licenciado, mestre e doutor em Ciências Socias pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O Dr. Ozaias, atualmente, é professor da Licencitura em Educação no Campo- LEDOC,na UFPI-CPCE. A palestra foi bastante interativa, o que fez com que os universitários presentes se adentrassem inteiramente ao tema  “Imaginação e Produção do Conhecimento Acadêmico”.
         A partir das discussões, foi ficando mais claro o quanto o ser humano nos dias de hoje vai-se afastando ainda mais do poder da imaginação, tratando-a como se fosse algo infantil sem muita utilidade quando chega à fase adulta. Isso é mais perceptível ainda no campo das Ciências Agrárias do CPCE, onde a imaginação não é estimulada. Pelo contrário, o que é imposto nas salas de aulas são conceitos fechados sobre determinados assuntos. Isso não deveria ocorrer, pois a ciência está inteiramente “casada” com a imaginação, por exemplo, as teorias nascem no campo imaginário do ser humano para que então sejam provadas com base científica.
         Essa “falta de imaginação” que se reflete no campo acadêmico vem sendo alimentada desde a infância, em que a criança desde cedo é orientada a entrar nos padrões da sociedade. Por exemplo “meninas só podem se vestir de personagem feminina”, “maçãs só podem ser pintadas de vermelho ou verde, porque se for pintada de azul seria errado”. Então cada reprovação dessas vai fechando ainda mais a criatividade do ser humano, o que vai causar consequências no futuro fazendo com que a sociedade seja composta por “robôs”. 
         “A palestra foi ótima, o assunto foi muito interessante e nos fez pensar sobre como poderíamos utilizar a imaginação no meio acadêmico e a sua importância para nossa vida” depoimento de Raiany Silva, graduanda em engenharia florestal.
Dr. Ozaias Antonio Batista


         O PET promoverá mais palestras como esta; todas com o objetivo de abrir mais a mente dos acadêmicos, a fim de deixar claro que a universidade não é feita apenas para o aprendizado de conceitos que serão empregados em sua vida profissional, mas também um local onde os horizontes devem ser expandidos, indo muito além do que é ensinado nas salas de aulas.
         Atentem-se aos murais da UFPI-CPCE e também às redes sociais do PET para participar de mais eventos como este.

RELATED POSTS

0 comentários