CAFÉ COM PET: PLÁGIO ACADÊMICO

22:48:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

            Na terça feira, 21 de agosto de 2018, ocorreu mais um Café com PET aberto a toda comunidade acadêmica da UFPI- Campus professora Cinobelina Elvas, cujo tema foi “Plágio Acadêmico”. O objetivo de trazer esse tema tão polêmico para a universidade foi para que os alunos pudessem refletir sobre a prática do plágio no meio acadêmico e também possíveis ações que podem ser estabelecidas para que esse problema deixe de existir.
         Este café com PET foi conduzido pelos PETianos Juliane da Silva Lima e Marcos Freitas Targino, que começaram abordando o contexto histórico do plágio, surgimento da palavra e fatos que ocorreram, como por exemplo o caso de Charles Darwin e Wallace sobre a ideia da seleção natural.  Exemplo este que serviu como engate para o tema plágio de ideias e seu perigo pois dificilmente este tipo de plágio é punido por não haver provas concretas de quem realmente é o dono da ideia quando a mesma não é documentada.
         Foi levantada a questão da influência da internet no mundo acadêmico, já que através dela a informação está mais acessível; mas também existe o lado negativo, no caso, a facilidade de ocorrência de plágio. O famoso “ctrl+C e ctrl+V” vem ficando cada vez mais frequente em trabalhos acadêmicos, sem que ocorra a citação e referência devida ao autor da ideia.
         Os universitários presentes também ficaram cientes dos tipos de plágio existentes, como evitar cada um deles e como fazer a citação e referência devida ao autor da ideia em seus trabalhos.
         “A palestra plágio acadêmico ministrada pelos discentes Juliane Lima e Marcos Targino me elucidou os reais conceitos e responsabilidades relativos ao uso de ideias, de forma que hoje posso afirmar ter uma consciência como estudante da importância subjetiva e objetiva da preservação autoral.” Depoimento de Kassio Rodrigues do curso engenharia agronômica
        


         O PET-ISUU agradece a presença de todos que estiveram conosco nesse momento.
         Caso você deseje participar é só ficar atento às informações nos murais da UFPI-CPCE e redes sociais do PET-ISUU, para saber o local, data e horário dos próximos. 

RELATED POSTS

0 comentários