PALESTRA: COMO MINHA ALIMENTAÇÃO IMPACTA O MEIO AMBIENTE

17:36:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

              

           Na quinta-feira, 14 de junho, ocorreu a palestra promovida pelo PET- Intervenção Social em Uruçui-UNA aberta a todos os alunos do Campus professora Cinobelina Elvas na Universidade Federal do Piaui. O tema da palestra foi “Como minha alimentação impacta o meio ambiente”, sendo ministrada pelo Professora e atual tutora do grupo PET da UFPI-CPCE Dra Marlete Moreira Mendes Ivanov, graduada em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Piauí.

          A profa. Ivanov abordou em sua palestra os impactos que, principalmente, a pecuária vem causando ao meio ambiente, pois os bovinos estão sendo os principais emissores do gás metano, o que aumenta o efeito estufa; grandes áreas estão sendo devastadas para comportar a grande quantidade de bovinos para produção da carne e de alimento para os mesmos e também o grande consumo de água, para a produção de gado leiteiro e de corte. Foi apresentado também que os vegetais nos proporcionam muito mais energia e proteínas do que a carne.

          A palestra fez os acadêmicos presentes repensarem a importância de regular o consumo da carne, tanto para seu próprio bem, como para o bem da natureza. E os próprios ouvintes complementaram o que foi apresentado falando sobre pesquisas e experiências, o que deixou a palestra mais dinâmica e enriquecedora.

          “A palestra foi rica em conhecimentos ecológicos em que foi exposto o quanto o homem alimenta-se mal, e degrada o meio ambiente ao fazer de tal modo, por alimentar-se de carne de animais. Levando como justificativa que consumidores (galinhas, vacas, porcos e etc.) possuem menos energia que os produtores (o reino Vegetal). Logo, o homem comeria melhor se comesse mais vegetais e frutas, tanto pelo fato de que os produtores possuem mais energia disponível quanto pelo fato de que estes degradam menos o ambiente que a cultura de animais para a alimentação.” Depoimento de Lucas Vieira graduando em engenharia florestal.

          Esta foi a última palestra do semestre, porém em 2018.2 o ciclo irá continuar abordando novos temas. Atentem-se às redes sociais do PET- Intervenção Social em Uruçui-UNA, para não perder os próximos eventos.

RELATED POSTS

0 comentários