Gato- do- mato- pequeno ( Leopardus tigrinus)

15:26:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

 Por: Sanara Cruz Miranda e Italo José de Sá Vieira

 Tutora: Daniela Vieira Chaves

O Leopardus tigrinus (foto 1) conhecido popularmente como gato- do- mato- pequeno é um mamífero da família dos felídeos (felidae) originário da América Central e América do Sul. É aparentado à jaguatirica e ao gato-maracajáse caracteriza como sendo uma espécie menos conhecida no território brasileiro por outro lado é um dos felídeos mais ameaçados ( Marinho, 2015).

Esse animal possui tamanho reduzido, sendo considerado um dos menores felinos encontrado no Brasil, podendo pesar de 1,3 kg à 3,5 kg e tendo uma estatura de até 60 cm, nessa espécie os machos acabam atingindo maiores tamanhos se comparados com as fêmeas, também possuem patas pequenas e cauda alongada, pelagem que pode ser desde castanho- amarelado com algumas machas mais escuras ao longo do corpo até aqueles que apresentam pelagem preta (Hübner, 2011).


Foto 1:  Gato- do – mato. Fonte: Tadeu Oliveira, 2023.

O gato-do- mato- pequeno ainda possui hábitos noturnos e diurnos e é carnívoro, podendo se alimentar de aves, ratos e lagartos. Sua distribuição geográfica se estende desde do Sul da Costa Rica ao Norte da Argentina, no nosso país pode ser encontrado no cerrado, caatinga, pantanal e florestas tropicais e subtropicais. No que diz respeito a reprodução, são capazes de gerar em média dois filhotes e a sua gestação dura em torno de 70 a 74 dias (Hübner, 2011). Atualmente, é categorizada como uma espécie Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e um dos fatores que tem sido uma ameaça para a sobrevivência desta espécie é a destruição de habitat, que ocorre devido a expansão agrícola (Oliveira et al., 2013).

O gato-do-mato-pequeno está distribuído por uma população disjunta na Costa Rica e no Panamá, estando presente nos biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Campos Sulinos (Fonseca et al. 1996).


Referências

 

FONSECA, G. A. B.; HERNANN, G.; LEITE, Y. I. R.; MITTERMEIER, R. A.; RYLANDS, A. B.; PATTON, J. I. Lista anotada dos mamíferos do Brasil. Ocasional Papers in ConservationBiology. Chicago, v. 4, p. 1-38, 1996.

HÜBNER, P. R. Preservação do gato-do-mato na região do alto Uruguai. 2011.

MARINHO, P. H. D. Gato-do-mato-pequeno (Leopardustigrinus) na Caatinga: ocupação e padrão de atividade de um felídeo ameaçado e pouco conhecido na floresta tropical seca do Nordeste do Brasil. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, T.G; TORTATO, M. A; ALMEIDA, L.B; CAMPOS, C.B; BEISIEGEL, B.M. Avaliação do risco de extinção do gato-do-mato Leopardustigrinus no Brasil. Biodiversidade Brasileira Revista Científica, 2013. Disponível em: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/370. Acesso em: 10 de outubro de 2023.


RELATED POSTS

0 comentários