PET NAS ESCOLAS

22:16:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :



O grupo PET – Intervenção socioambiental em Uruçuí-Una, desde o início do ano de 2018, vem realizando uma atividade bastante dinâmica, denominada “PET nas Escolas “, sendo essa realizada uma vez ao mês em diferentes escolas da cidade de Bom Jesus – PI. O objetivo é transmitir aos jovens estudantes do Ensino Médio mais conhecimento sobre a importância das Unidades de Conservações (UC’s) e preservação da biodiversidade, assuntos de abordagem muito necessária nas escolas brasileiras.

A atividade divide-se em três principais etapas. A primeira consiste na apresentação dos temas: 1- UC’s: abordando os tipos existentes, citando exemplos e focando mais nas existentes no estado do Piauí; 2- extinção de animais, falando do contexto histórico e um pouco do cenário atual; e 3- apresentação do grupo e das atividades desenvolvidas. A segunda etapa consiste em uma dinâmica bem animada. Os alunos são separados em dois grupos para participar de um jogo de tabuleiro gigante, com perguntas e pegadinhas relacionados ao tema. Todos os participantes recebem um brinde e a equipe vencedora leva um prêmio especial. Por fim, é aplicado um questionário contendo perguntas sobre os temas abordados e sobre a opinião dos alunos, uma espécie de feedback sobre a atividade desenvolvida pelo grupo.


 As visitas já foram feitas nas escolas: Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CETI) Franklin Doria, Unidade Escola José Lustosa Elvas Filho, Colégio Técnico de Bom Jesus e Unidade Escola Joaquim Parente. Em todas as visitas os alunos se mostraram bastante animados com a apresentação que os tirou por um momento da rotina da sala de aula.
Nos questionários passados para os alunos, uma das perguntas é: “o que o PET pode fazer para melhorar a apresentação?”, uma das respostas registradas foi: “Ter apoio de outros grupos, para ajudar na causa”, chamando assim a atenção para um cenário que existe no Brasil, onde são poucas as políticas públicas que incentivam a preservação da fauna e flora no país, demonstrando que é válida a iniciativa do grupo PET em passar esse conhecimento e tentar incentivar boas práticas no meio ambiente.
 É importante ressaltar como as escolas da cidade de Bom Jesus vêm recebendo bem o grupo. Todos os PETianos agradecem aos participantes e informam que essa e outras atividades, como Café com PET e palestras, estão sendo realizadas sempre com a intenção de ajudar os interessados, buscando contribuir para formação de cidadãos melhores.

RELATED POSTS

0 comentários