CRIAÇÃO DA RPPN JUERANA MILAGROSA

15:38:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :



No dia 8 de agosto foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria da criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Juerana Milagrosa, no município de Uruçuca (BA). Conscientes da importância da preservação ambiental Catarina Menucci e Zsolt Makray, proprietários das terras, decidiram transformar 93 hectares de sua fazenda em área protegida por lei.
De acordo com ICMBio, Catarina Menucci afirma que parte do terreno era uma antiga plantação de cacau, que foi convertida em cultivo orgânico. O restante era mata atlântica primária.  A proprietária ainda afirma que as reservas particulares são uma maneira de envolver os cidadãos e criar uma consciência maior a respeito da conservação do meio ambiente.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apoiará na gestão e manejo da reserva. 
Destaca-se a importância da criação da RPPN Juerana Milagrosa, não só pela preservação do meio ambiente por que a reserva protege 93 há de Mata Atlântica, bioma mais devastado do Brasil e o mais ameaçado de extinção do mundo. Ele está contido em 17 estados brasileiros, com extensão de cerca de 1,36 milhões de km2, onde 93% já foram devastados onde 3 apenas 7% resta de sua mata original. Onde se encontra mais de 20 mil espécies de plantas, sendo 8 mil endêmicas (natural dessa região) e 383 dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil, segundo dados do INPE.
RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN)
As RPPNs foram criadas em 1990 através do Decreto N° 98.914, que foi substituído pelo Decreto N° 1.922 de 1996 no qual define RPPN sendo área de domínio privado a ser especialmente protegida, por iniciativa de seu proprietário, mediante reconhecimento do Poder Publico, por ser considerada de relevante importância pela sua biodiversidade, ou pelo seu aspecto paisagístico, ou ainda por suas características ambientais que justifiquem ações de recuperação. As RPPNs passaram a serem consideradas Unidades de Conservação (UCs) em 2000, com a publicação da Lei de 9.985, que institui o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) e são reguladas pelo decreto N° 5.746 de 2006.
As RPPNs somente serão criadas em áreas de posse e domínio privado. O proprietário interessado em transformar sua área em RPPNs definirá o tamanho da sua e entrará com requerimento para o órgão responsável o ICMBio, que posteriormente realizará estudos técnicos e de uma consulta públicas no que permite identificar a localização, e a dimensão mais apropriadas para a criação da Unidade de Conservação. Para a criação de uma RPPN não, importa sua extensão territorial, mais deve atender alguns requisitos como a presença de espécies ameaçadas, espécies raras, presenças de nascentes, beleza cênica.
As RPPNs trazem inúmeras vantagens dentre elas a preservação da área, que uma vez criada só poderá ser desafetada com um projeto de lei, além da isenção do Imposto Territorial Rural e a possibilidade do desenvolvimento de atividades como o ecoturismo, a educação ambiental e a pesquisa científica.
Luciano Souza, técnico da Coordenação de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio, expõe que “essa é a única categoria de UC que trabalha diretamente com a sociedade civil, pois parte do proprietário a iniciativa de tornar aquela área uma RPPN”.
RPPNS DO PIAUÍ
É cada vez maior o número de proprietários que transformam parte de suas propriedades em RPPN. No Brasil, com esta nova RPPN, são 662 RPPNs criadas por lei federal, totalizando 500 mil hectares de áreas protegidas. A maior RPPN fica no mato grosso pantanal com cerca de 800 mil hectares e a menor fica em são Paulo Cubatão 0,7 hectares, todas contribuindo para a conservação da biodiversidade no pais.
No Estado do Piauí existem 6 Reservas Particulares do Patrimônio Natural, conforme Sistema Informatizado de Monitoria de RPPN (ICMBio):
RPPN (NOME)
PROPRIETÁRIO
MUNICÍPIO
ÁREA (há)
RPPN Fazenda Boqueirão dos Frades
Gerson Cordeiro Machado
Altos-PI
579,78
RPPN Fazenda Centro
Sebastião Raimundo de Souza
Buriti dos Lopes-PI
139,06

RPPN Boqueirão
Filadelfo Freire de Castro, Gentileza Maria Freire de Castro, Magnólia Freire de Castro
Canavieira-PI
27458,00
RPPN Marvão
José Pires Gayoso de Almendra Freitas, Maria Alice Pires Rebelo Freitas
Castelo do Piauí-PI
5096,86
RPPN Recanto da Serra Negra
Roberto Tobler Saraiva
Piracuruca-PI
179,15
RPPN Santa Maria de Tapuã
Dário Fortes do Rego
Teresina-PI
238,00
 

RELATED POSTS

0 comentários