PERMANECE ABERTA CONSULTA PÚBLICA REFERENTE À REVISÃO DO PNRH

18:18:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :



Somente até o dia 1° de maio estará aberta a consulta pública relacionada à segunda revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), um dos instrumentos usado na gestão das águas no Brasil, referente ao período 2016-2020. Pessoas da sociedade em geral podem participar apresentando sugestões sobre as prioridades do Plano ou propor novos temas que mereçam atenção, a fim de se obter interesses relevantes para se estabelecer objetivos nacionais.
Aberta desde fevereiro (2016), a consulta pública foi organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU). No portal Participa.br, podem ser encontradas informações adicionais, um manual explicativo sobre a participação e dois questionários específicos.
Aprovado em 2006 e revisado pela primeira vez em 2011, O Plano Nacional de Recursos Hídricos visa orientar a implementação da política nacional e do gerenciamento dos recursos hídricos, nas esferas federal e estadual, para os próximos cinco anos.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente há dois questionários: o questionário azul, dirigido à sociedade em geral, tem o objetivo de coletar informações sobre temas considerados relevantes e relacionados às ações prioritárias do PNRH, a serem consideradas no próximo ciclo de implementação 2016-2020; e o questionário verde, que é destinado aos membros dos colegiados de recursos hídricos, para que proponham uma hierarquização das prioridades do PNRH. A finalidade é orientar as ações dos próximos cinco anos ou, ainda, receber indicações de novos temas que mereçam atenção neste novo ciclo. (Fonte: MMA)
  
PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS
O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), estabelecido pela Lei nº 9.433/97, é um dos instrumentos que orienta a gestão das águas no Brasil. O conjunto de diretrizes, metas e programas que constituem o PNRH foi construído em amplo processo de mobilização e participação social. O objetivo geral do Plano é "estabelecer um pacto nacional para a definição de diretrizes e políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água, em quantidade e qualidade, gerenciando as demandas e considerando ser a água um elemento estruturante para a implementação das políticas setoriais, sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da inclusão social".
Os objetivos específicos são assegurar: “1) a melhoria das disponibilidades hídricas, superficiais e subterrâneas, em qualidade e quantidade; 2) a redução dos conflitos reais e potenciais de uso da água, bem como dos eventos hidrológicos críticos e 3) a percepção da conservação da água como valor socioambiental relevante”.
  
Mais informações: Clique aqui.

RELATED POSTS

0 comentários