GRUPO PET REALIZA ESTUDO SOBRE BURITIZAIS NA ESEC DE URUÇUÍ-UNA

19:10:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Entre os dias 07 e 08 de novembro, integrantes do PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, do Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, de Bom Jesus, realizaram uma visita técnica à Estação Ecológica (ESEC) de Uruçuí-Una com o objetivo de iniciar estudos sobre os buritizais das comunidades da ESEC. Na visita estavam presentes PETianos estudantes do curso de engenharia florestal juntamente com o professor Marcelo Xisto Ribeiro, que é Engenheiro Florestal e professor da UFPI.
Durante a visita à comunidade Prata, os PETianos coletaram informações sobre a vegetação e relevo da área, além de aplicarem métodos de amostragem para avaliação dos buritis, onde realizaram o lançamento das primeiras parcelas e aplicaram técnicas de mensuração dos indivíduos.  Como resultado dessa primeira visita espera-se determinar a possibilidade de se estabelecer um estudo continuado nos buritizais ocorrentes nas comunidades existentes dentro da Estação, a fim de se conhecer o potencial de produção dos buritizais.

Área de buritizal amostrada.

Montagem das parcelas.

Medição do DAP dos indivíduos.

O estudo faz parte das ações planejadas para este ano de 2015 do grupo PET. Com o referido estudo, o grupo pretende obter informações que levem ao conhecimento do potencial produtivo do Bioma Cerrado no Piauí, dando enfoque aos buritizais ocorrentes na ESEC de Uruçuí-Una, por ser uma espécie de grande importância ecológica e social, e uma das principais fontes extrativistas para os moradores das comunidades tradicionais. Espera-se, com isso, além de gerar conhecimento científico acerca do potencial do Cerrado, contribuir para melhoria de vida das comunidades residentes na Estação que se utilizam dos frutos nativos desse Bioma, principalmente do buriti, que faz parte da alimentação e do cotidiano daqueles moradores.

RELATED POSTS

0 comentários