GRUPO PET PARTICIPA DO I FESTIVAL DO BURITI EM MANOEL EMÍDIO

21:56:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

No último sábado (14), integrantes do grupo PET – Intervenção Socioambiental em Uruçuí – Una participaram do I Festival do Buriti que ocorreu na cidade de Manoel Emídio – PI. O evento foi promovido a partir de uma iniciativa dos produtores de Manoel Emídio em parceria com o Governo do Estado do Piauí através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater. Os PETianos Mak Rony Lopes, Helbecy Paraná, Marcos Vinícius  e Epímaco Alfredo – estudantes dos cursos de Engenharia Florestal e Ciências Biológicas – e a professora Sandra Lestinge – tutora PET – foram representando o Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí, de Bom Jesus - PI. O evento serviu como importante espaço para exposição do sabonete de buriti produzido pelo grupo, sendo que toda a produção levada foi comprada pelo público visitante que foi bem receptivo ao grupo e expressaram admiração e valorizaram o trabalho desenvolvido com o óleo de buriti – principal componente do sabonete.

Exposição do sabonete de buriti produzido pelo grupo.
Durante o evento também foram criadas importantes parcerias com produtores, comunidades locais e representantes do Emater que participavam do festival. Em conversa com o diretor de empreendedorismo do Emater de Manoel Emídio, Kléssio Brasil, os PETianos tiveram a oportunidade de aprender algumas táticas de venda e marketing de produtos. Além disso, o grupo recebeu convites para participar de outros eventos como o Festival do buriti da comunidade Brejo (zona rural de Manoel Emídio), e a 65ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que acontece entre os dias 06 e 13 de dezembro, em Teresina, que são importantes eventos que valorizam a utilização das riquezas naturais e a produção agrícola e pecuária do Estado do Piauí. O festival serviu de espaço para exposição e comercialização de outros importantes produtos regionais como a cajuína, rapadura de caju, doce de buriti, além de artesanato como sofás, mesas e cadeiras, todas confeccionadas com talo de buriti. Na ocasião, também foram entregues balanças e uma despolpadeira para comunidades locais que trabalham com o buriti pelo Emater.

Exposição e comercialização de outros produtos regionais.
O sabonete produzido pelos estudantes integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) é confeccionado utilizando óleo produzido por comunidades tradicionais do sudoeste do Piauí, o qual passou por estudos e foi aperfeiçoado até formulação final para divulgação e comercialização.

RELATED POSTS

0 comentários