GRUPO PET PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

18:11:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

        No último dia 17 de novembro, foi realizada, no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), uma audiência pública com o objetivo de discutir a criação de uma Unidade de Conservação (UC) no município Bom Jesus-PI.
Na audiência se fizeram presentes representantes do poder público, sindicatos, instituições religiosas, população bonjesuense, estudantes e professores da UFPI. Na ocasião também estiveram presentes integrantes do grupo PET-Intervenção Socioambiental Uruçuí-Una. Compondo a mesa estavam o Prefeito do município, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e procuradores municipais, além de uma equipe de professores da UFPI responsável pelo estudo técnico da área proposta.

Participantes da mesa.

Integrantes do grupo PET- Intervenção Socioambiental Uruçuí- Una.
A iniciativa de criação da UC partiu da prefeitura municipal de Bom Jesus. Durante o encontro foi frisado sobre a importância da audiência pública e da participação popular, mostrando sua preocupação quanto ao avanço da cidade em direção à Serra – que faz parte do perímetro da área de interesse – a qual é considerada, também, uma Área de Preservação Permanente (APP).
         A equipe de professores responsável pelo estudo apresentou informações a respeito da vegetação, recursos hídricos, fauna, solos, e a geomorfologia do local e ressaltou a importância da criação da Unidade de Conservação dando destaque às potencialidades de uso da área em práticas de educação ambiental, pesquisas, área de lazer, entre outras. Durante as observações, os professores destacaram a possibilidade de endemismo e espécies ainda não conhecidas pela ciência na área de estudo.
         Para o grupo PET, a participação na audiência foi de grande importância para conhecimento de decisões ligadas à temática socioambiental em Bom Jesus, por se tratar de questões que envolvem a participação popular na tomada de decisões que atendam ao interesse público.

RELATED POSTS

0 comentários