GOVERNO DO ESTADO REALIZA I FESTIVAL DO BURITI EM MANOEL EMÍDIO

18:14:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

O Governo do Estado do Piauí, por meio do Emater, realizará, no dia 14 de novembro, na Praça Quintino Moreira, a partir das 8h, o I Festival do Buriti, na cidade de Manoel Emídio, a 439 quilômetros ao Sul de Teresina. O evento tem como objetivo expor o buriti como um importante produto do extrativismo sustentável piauiense.
O festival tem como finalidade articular parcerias para o melhor aproveitamento do buriti como potencialidade local, na geração de trabalho, renda e sustentabilidade ambiental;  mostrando novas possibilidades de pesquisa, manejo, produção, beneficiamento, comercialização e consumo do buriti para constituir uma identidade cultural. Integrante do plano nacional de aproveitamento dos produtos da sociobiodiversidade, o buriti que já faz parte da cultura local como alimento, uso artesanal e medicinal, ganhará também com este festival, a promoção do seu potencial produtivo, gastronômico, cultural, cosmético e medicinal.
Manoel Emídio está localizado no vale do rio Gurguéia e possui muitos brejos e veredas que favorecem o desenvolvimento natural da palmeira do buriti, formando grandes buritizais. Ano passado, as três maiores comunidades produtoras de buriti envolveram cerca de 300 famílias, coletando cerca de 150 toneladas do fruto. A produção dos diversos produtos, como polpa, doces e geleias foi comercializada na região e para a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.
Para o diretor de Empreendedorismo do Emater, Kléssio Brasil, este festival representa o fomento à uma atividade já desenvolvida, promovendo assim mais desenvolvimento e aproveitamento do potencial do buriti. “A Diretoria de Empreendedorismo do Emater tem como missão estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras que gerem riqueza e desenvolvimento e percebeu em Manoel Emídio o grande potencial no extrativismo vegetal do buriti como potencialidade a ser apoiada”, explicou o diretor.
Na programação do evento, serão realizadas oficinas,  um painel sobre as potencialidades do buriti, degustação, competições recreativas, escolha da garota do buriti, finalizando às 20h com um show artístico. (Fonte: Governo do Estado)
Aproveitando a oportunidade, integrantes do grupo PET – Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), da Universidade Federal do Piauí – UFPI, de Bom Jesus, participarão do evento no qual e irão expor trabalhos já desenvolvidos pelo grupo com o buriti.
Sem dúvida será um importante espaço de discussão e exposição sobre as potencialidades de uso do fruto e seus derivados na região.
Confira a programação:

 Clique aqui

RELATED POSTS

0 comentários