Veado-Galheiro (Odocoileus virginianus cariacou)

17:42:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

O veado-galheiro (Odocoileus virginianus cariacou), também conhecido como Cariacu, Veado-da-virgínia ou Veado de cauda branca, é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Artiodactyla e família Cervidae. É uma espécie bastante comum na América do Norte, mas que tem se expandido para o sul (até o Norte do Brasil). Trata-se de um dos maiores representantes de cervídeos encontrados no Brasil. (Duarte et. al., 2012).


Fonte: José Maurício Barbanti Duarte

O habitat desses animais varia desde montanhas a semi-desertos, de pradarias a florestas temperadas e coníferas. As subespécies brasileiras são encontradas em áreas abertas com árvores dispersas, terras baixas, incluindo matas espinhosas, praias com mangues, florestas decíduas e savanas, mas parecem evitar as áreas de floresta densa, preferindo o entorno (Brokx 1984, Danields 1991, Smith 1991).

Segundo Duarte em seu artigo “Avalição do Risco de Extinção do Veado Galheiro-Odocoileus virginianus Zimmermann, 1780”; a espécie tem hábito crepuscular e noturno, sendo sua dieta composta por diversos tipos de partes vegetais (folhas, galhos, brotos, frutos e gramíneas, utilizando frutos caídos em menor escala). São animais sociais, costumam criar grupos familiares, geralmente, composto por fêmeas no período de reprodução e seus filhotes. Os machos, por outro lado, levam uma vida solitária e se juntam às fêmeas apenas durante a época de acasalamento.

A espécie ainda sofre certa ausência de dados ecológicos e populacionais no Brasil, com grandes lacunas no conhecimento científico, em especial relacionados à taxonomia, biologia e ecologia. Dessa forma, não havendo análise quantitativa do risco de extinção. (DUARTE et. al., 2012)

Referências:

Brokx, P. A. 1984. White-tailed deer of South America. p. 525-546. In: L. K. Halls (ed.). Ecology and Management of the White-Tailed Deer. Stackpole Books. 870p.

DUARTE, José Maurício Barbanti et al. Avaliação do risco de extinção do veado-galheiro Odocoileus virginianus Zimmermann, 1780, no Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 2, n. 1, p. 15-19, 2012.

ICMBIO-Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Avalição do Risco do Veado Galheiro-Odocoileus virginianus Zimmermann, 1780, no Brasil; ICMBIO,15p, 2012.


RELATED POSTS

0 comentários