ARARA-AZUL (Anodorhynchus hyacinthinus)

21:50:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

A arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) é o maior representante da família Psittacidae no mundo. A mesma pode pesar cerca de até 13 kg e chega a exceder um metro de comprimento da ponta do bico à ponta da cauda (SICK, 1997). Por tais características físicas, além de sua coloração e docilidade, sempre foi uma das mais procuradas no comércio (ANTAS et al., 2010).

A arara-azul de ampla distribuição no Brasil, é considerada a ave que mais investe tempo na reprodução. Seu desenvolvimento completo do filhote até o abandono do ninho dura cerca de 4 meses e, mesmo depois, acompanha os pais por aproximadamente 9 meses (KUNIY et al, 2018). Na hora de se reproduzir se mostram conspícuas, residentes, monógamas, formando um único casal até que a morte de um dos indivíduos os separe e são fiéis aos sítios de nidificação (GUEDES, 2009).

Evidencia-se que ave em questão é exigente quanto ao seu habitat reprodutivo, e pode ser considerada especializada em termos alimentares. Conforme a sua área de ocorrência, alimenta-se exclusivamente do endosperma de algumas espécies de palmeiras (SICK, 1997) e dependem da disponibilidade de grandes ocos em arvores para se reproduzir, além disso, a ave em questão possui o maior bico de todos os psitacídeos sendo notável não apenas no tamanho, como também em força, uma vez que sua mandíbula tem a mais forte pressão entre os psitacídeos, o que lhes permite abrir frutos extremamente duros (GUEDES, 2009).

                                                                         Fonte: Portal A Tarde

O Brasil é o país com maior diversidade de representantes da família Psittacidae, sendo encontrada 72 espécies. Antigamente, a Anodorhynchus hyacinthinus possuía uma distribuição ampla e contínua nas regiões do sul da Amazonia até os Cerrados do Brasil Central e Pantanal. Mas, atualmente, a Anodorhynchus hyacinthinus vivem sobretudo em remanescentes de campos abertos, buritizais e matas ciliares do Mato Grosso (Pantanal) Goiás, Bahia, Minas Gerais, Amapá, Maranhão, Sul do Piauí, Pará e Tocantins (DORNAS et al., 2013).

Referências

ANTAS, P. T. Z. et al. A arara-azul na Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal. Rio de Janeior: SESC, Departamento Nacional, 2010.

DORNAS, T. et al. Ocorrência da Arara-asul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) no estado de Tocantins: distribuição, implicações biogeográficas e conservação. Ornithologia, n. 6, p. 22-35, 2013.

GUEDES, N. M. R. Sucesso reprodutivo, mortalidade e crescimento de filhotes de araras azuis Anodorhynchus hyacinthinus (Aves, Psittacidae), no Pantanal, Brasil. Tese (doutorado) – Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2009.

KUNIY, A. A. et al. Manejo de filhotes de arara-azul-grande, Anodorhynchus hyacinthinus (Psitaciformes: Piciittacidae) durante as atividades de supressão de vegetação em Linha de Transmissão de Energia elétrica, Pará, Brasil. Atualidades Ornitológicas, 20, mai/jun, 2018.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. P. 113-360, 1997.


RELATED POSTS

0 comentários