Onça-parda (Puma concolor)

15:46:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

 Onça-parda (Puma concolor)

Daniel Marques Pacheco e Lohanna Gabriella de Matos

      O puma (Foto 1), também conhecido como onça-parda, suçuarana ou leão-baio, é um felino nativo das Américas. Ele é o segundo maior felino do continente, atrás da onça-pintada. O puma é um animal carnívoro que se alimenta de uma variedade de presas, incluindo veados, cervos, alces e ursos. O puma foi originalmente classificado no gênero Felis, mas estudos genéticos recentes mostraram que ele é mais intimamente relacionado à chita e ao gato-mourisco. Esses estudos sugerem que o puma evoluiu de uma linhagem que se separou da linhagem das panteras há cerca de 10 milhões de anos.

                                        Foto 1: Onça-parda. Fonte: Google imagens.
                                       Foto 2: Perfil de lado da Onça-parda. 
Fonte: Google imagens.

A onça-parda é um grande felino que, surpreendentemente, está mais relacionado ao jaguarundi, um felino menor. Ela varia em tamanho, com adultos medindo de 1,5 a 2,75 metros de comprimento e pesando de 22 a 70 kg (ICMBio). O tamanho pode variar de acordo com a latitude, sendo menor perto do equador e maior perto dos pólos.

Os pumas são um dos felinos mais versáteis, sendo os carnívoros mais amplamente distribuídos nas Américas. Sua presença se estende desde o sudoeste do Canadá até o Estreito de Magalhães, no extremo sul da Argentina e Chile (CASO, et al., 2008). Esses animais têm uma notável capacidade de adaptação, encontrando-se em diversos tipos de ambientes, que variam desde desertos quentes até os altiplanos andinos. Eles podem ser encontrados tanto em florestas tropicais como em florestas temperadas. Os pumas são animais solitários e territorialistas, com maior atividade durante o entardecer e a noite, embora seu período de atividade possa variar consideravelmente (ROMERO-MUNÕZ, et al., 2010). Os encontros entre casais ocorreram apenas durante o período reprodutivo.

Sua pelagem pode ser marrom-acinzentada clara a marrom-avermelhado escuro, com manchas mais claras na parte inferior. No nordeste do Brasil, elas tendem a ter uma coloração marrom-avermelhada, enquanto em áreas abertas são mais claras. Os filhotes apresentam coloração clara com manchas escuras, que vão clareando à medida que crescem, geralmente até o primeiro ano de idade. Não há registros de onças-pardas com coloração completamente preta (ICMBio).

A onça-parda é um estrito carnívoro, mas é um dos felinos mais versáteis em termos de alimentação. Quando não encontram presas grandes, os pumas podem se alimentar de uma ampla variedade de presas, incluindo lagartos, aves e insetos (ONÇAFARI, 2023). A estratégia de caça da onça-parda difere um pouco da onça-pintada. Ela normalmente mata suas presas ao morder o pescoço, asfixiando-as. Em grande parte das vezes, começa a se alimentar pela região das costelas e da barriga (vísceras) e, quando estão saciadas, escondem a carcaça com folhas, terra e galhos para voltarem a se alimentar no dia seguinte (ONÇAFARI, 2023).  

O puma enfrenta uma ameaça significativa de extinção, principalmente devido às atividades humanas, como o desmatamento, que reduz seu território de caça. Isso leva os pumas a buscarem alimentos em áreas diferentes, o que pode resultar em ataques ao gado doméstico, já que eles não compreendem os limites das fazendas (STORER et al., 1984). Como resultado, muitos fazendeiros caçam esses animais, diminuindo ainda mais a população da espécie. Apesar de serem excelentes caçadores, os pumas geralmente evitam o contato com os seres humanos e, mesmo quando em proximidade, raramente atacam (STORER et al., 1984).

REFERÊNCIAS 

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sumário Executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Onça-parda. Disponível em: <https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/pan/pan-onca-parda/1-ciclo/pan-onca-parda-sumario.pdf> . Acesso em: 25 set. 2023.

Caso, A., Lopez-Gonzalez, C., Payan, E., Eizirik, E., de Oliveira, T., Leite-Pitman, R., Kelly, M., Valderrama, C., & Lucherini, M. (2008). Puma concolor. In: IUCN 2023. IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/18868/97216466> Acesso em: 25 set. 2023.

Onçafari. (2023). Nossa fauna: Onça-parda. Disponíve em: <https://oncafari.org/especie_fauna/onca-parda/#intro>. Acesso em: 25 set. 2023. 

Romero-Muñoz, A., Maffei, L., Cuéllar, E., & Noss, A. J. (2010). Temporal separation between jaguar and puma in the dry forests of southern Bolivia. Journal of Tropical Ecology, 26, 303-311.

STORER, T. I. USINGER, R. L. STEBBINS, R. C. NYBAKKEN, J. W. Zoologia Geral. 6ª Edição, 1984. Disponível em: http://www.zoologico.sp.gov.br. Acesso em: 25 set. 2023.


RELATED POSTS

0 comentários