FLORA DA ESECUU: CAGAITA (Eugenia dysentericus DC.)

01:51:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

 

Entre as variadas espécies encontradas na unidade de conservação de Uruçuí-Una falaremos sobre a cagaita (Eugenia dysentericus). É uma fruta considerada exótica e nativa do Cerrado, pertencente à família das Myrtaceae, compreendendo as goiabas, eucaliptos, araçás, pitangas, etc. Também é conhecida como cagaiteira e beba (DONADIO, 2016).


 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                        Fruto da Cagaiteira. Fonte: plantei.com.br.

Ela se destaca por ser uma espécie que pode ser encontrada em diversos estados brasileiros, destacando-se nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais, e também pode ser encontrada nas regiões do Norte e Nordeste, onde possui os cerrados e cerradões (MORAES, 2022).


Cagaiteira. Fonte: agrolink.com.br

É uma árvore de porte médio, podendo chegar até 10 m de altura, com um tronco avantajado, com coloração castanha, com a presença de fissuras e veios, e possuindo uma casca bastante grossa. Possui uma copa densa com uma folhagem verde, ao surgir folhas novas se tornam com uma coloração avermelhada. Possui uma floração abundante, ocorrendo nos meses de agosto e setembro, partindo das axilas foliares, de cores brancas e perfumadas. Por abrir suas flores de forma contínua é conhecida como “explosão” das flores, sendo as abelhas sua principal polinizadora. A frutificação ocorre em épocas secas, seu fruto é pequeno e suculento, quando maduro possui uma coloração amarelo intenso e possui sabor pouco azedo (TATAGIBA, 2006).

 

A polpa da cagaita pode ser consumida de variadas formas, como in natura, em picolés, sorvetes, etc. É rica em vitamina C, antioxidantes e tem baixo teor calórico. A cagaita possui esse nome devido ter efeito laxante, provocado quando se ingeri os frutos quentes e em grande quantidade, enquanto suas folhas tem efeito constipador (CERRATINGA, 2022).

Benefícios da Cagaita

- Imunidade fortalecida e pele saudável;

- Combate a prisão de ventre;

- Previne anemia;

- Fortalece os ossos, por conter cálcio;

 

REFERÊNCIAS

CAGAITA. Cerratinga, 2022. Disponível em: <https://www.cerratinga.org.br/especies/cagaita/>. Acesso em 09. Jul.2022.

DONADIO, L. C. Cagaita. Toda Fruta, 2016. Disponível em: <https://www.todafruta.com.br/cagaita/>. Acesso em 09 de jul. 2022.

LOPES, N. Cagaita: Tudo sobre a fruta exótica do Cerrado. Vitat, 2020. Disponível em: <https://vitat.com.br/cagaita/> Acesso em 09 de jul. 2022.

MORAES, P. L. Cagaita. Mundo Educação, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/cagaita.htm>. Acesso em: 09 de jul. 2022.

TATAGIBA, F. Plantas do Cerrado. Biólogo, 2006. Disponível em: <https://biologo.com.br/bio/cagaita/amp/.>. Acesso em: 09 de jul. 2022.

RELATED POSTS

0 comentários