CAFÉ COM PET: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

08:36:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data que incentiva a reflexão sobre uma sociedade que vivenciou longamente a escravidão, bem como a reflexão sobre o impacto da cultura e da presença do povo africano na formação da cultura brasileira. Além de ser um tema histórico complexo e extremamente atual, trata-se também de um assunto pontual para o diálogo com os alunos sobre raça, preconceito e desigualdade. E embasados nessa temática, o grupo PET- ISUU realizou, no dia 14 de novembro, a última edição do Café com PET de 2019.
           A apresentação ficou por conta dos PETianos Marcos Targino e Bruno Matias, que realizaram um debate com a temática “Racismo no Brasil: o que precisamos conversar?”. Durante a apresentação foram discutidos pontos de importância significativa, como racismo reverso, cotas nas universidades, apropriação cultural, dentre outros que são pertinentes à temática abordada.

 Depoimento:
      “É muito importante trazer o assunto racismo para dentro do contexto da universidade e abordar de forma atualizada. Pois sabemos que o Brasil é um país que cultua a imagem da democracia racial, porém não é isso que realmente acontece. As pessoas negras ainda têm dificuldade em ocupar certos espaços, como o ensino superior, por exemplo. Rodas de conversa como essa funcionam e trazem o conhecimento sobre o que é o racismo e como ele está enraizado dentro da nossa sociedade. Assim, quando conscientes disso, nos tornamos pessoas ativas e tomamos medidas contra ações racistas” – Josefa Caroline Silva Castro, discente do 5° período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e também integrante do Grupo PET- ISSU.

figura 1. PETianos Marcos e Bruno durante a apresentação do CAFÉ com PET.
O café com PET continua no próximo ano, e para ficar por dentro de tudo que o grupo desenvolve sigam nossas redes sociais e fiquem atentos aos murais do Campus para saber as datas, horários e locais das próximas rodas de conversa.  



RELATED POSTS

0 comentários