PET-ISUU PARTICIPA DA 1º EDIÇÃO DO SIU UFPI

19:56:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :


PETianos, Said, Millena e Carol, levando a premiação durante o I SIU

O grupo PET ISUU participou da 1ª edição do SIUFPI – Seminários integrados da UFPI, ocorrido nos dias 19 a 21 de novembro de 2019, evento este que reuniu, além do SEMEX, os Seminários do PIBIC e ICV, PIBIT, do PIBID e Residência Pedagógica e do BIASE. Esse evento tem como objetivo partilhar as experiências vividas pelos extensionista e pesquisadores durante a realização de seus respectivos trabalhos.
O evento ocorre concomitante em todos os campus da UFPI (Teresina, Parnaíba Floriano e Bom Jesus). Nesse sentido, cada campus possui uma programação especifica com exposição de banners, palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. No campus Professora Cinobelina Elvas não foi diferente, o mesmo contou com uma programação bem diversificada e o PET garantiu participação em várias atividades.
No dia 20 de novembro, os PETianos Juliane Lima e Marcos Targino ministraram o minicurso sobre Produção Cientifica, no qual foram abordados temas pertinentes à vida acadêmica, como: citações e referências, relatando as diferenças e importância de realizar a citação corretamente. Ainda, foram abordadas questões relativas à escrita cientifica com a construção da introdução, o desenvolvimento e conclusão do trabalho. E para finalizar, foram apresentados sites de busca acadêmica, além de explicitar o que é o Qualis e o fator de impacto de uma revista.
PETianos, Juliane e Marcos, apresentando o minicurso de produção cientifica

Para Marcos Targino, bolsista do PET, “apresentar o minicurso foi mais uma experiência inovadora, que pude vivenciar durante a graduação, onde foi possível adquirir novas experiências. Houve um forte feedback com os participantes, onde não houve só transmissão de conhecimentos, mas também uma troca com os espectadores”. O mesmo pontua ainda que “foi muito gratificante observar o interesse dos participantes pelo conteúdo ministrado”.
Dando continuidade ao evento, no dia 21 de novembro houve apresentação de trabalhos na modalidade banner e oral. Em formato oral, a PETiana Millena Dias apresentou o trabalho intitulado “Concepção de diferentes públicos sobre acessibilidade do campus Professora Cinobelina Elvas CPCE/UFPI”. O trabalho teve como objetivo apresentar uma perspectiva sobre a acessibilidade na universidade, por meio da visão de pessoas de diferentes setores da academia e não acadêmicos. Vale ressaltar que este trabalho foi premiado, ficou em 3º como melhor trabalho na área de educação.
PETiana Millena apresentando trabalho na modalidade oral

Segundo Millena Dias, bolsista do PET, “o SEMEX é um importante evento de extensão, arte e cultura na universidade e a participação do PET se faz cada vez mais necessária, visto que trabalhamos com os três pilares da universidade”. A PETiana enfatiza ainda que “foi uma honra representar o PET nas apresentações de trabalhos, e ainda levar premiação como 3º melhor trabalho no eixo educação, reconhecendo a importância de se falar desse tipo de assunto. Assim, com o trabalho foi possível mostrar um panorama de questões sociais de acessibilidade de pessoas com deficiência dentro do nosso campus”.
E na modalidade banner, o PETiano Bruno Matias apresentou o trabalho intitulado “Percepção dos egressos sobre a influência do Programa de Educação Tutorial na vida profissional”, o qual teve como objetivo analisar a percepção dos egressos em relação à sua realização pós-universidade, bem como relatar se a participação no Programa de Educação Tutorial contribuiu de alguma forma na sua formação profissional.
PETiano Bruno apresentando trabalho na modalidade banner

Em formato banner ainda, durante o XXVIII SIC, os PETianos Marcos Targino e Izabelle Barboza apresentaram seus respectivos trabalhos de iniciação científica, trabalhos estes realizados na Estação Ecológica de Uruçuí-Una. As pesquisas foram realizadas sob tutoria da Prof. Dra. Marlete Ivanov. O primeiro trabalho intitulado “Fitossociologia de um cerrado sensu stricto na Estação Ecológica de Uruçuí-Una” teve como objetivo analisar a estrutura das comunidades vegetais arbóreas e arbustivas que ocorrem na ESEC. O outro trabalho intitulado “Florística de um cerrado sensu stricto na Estação Ecológica de Uruçuí-Una” teve como objetivo realizar o levantamento florístico das espécies arbóreas de ocorrência na região. Ambos os trabalhos ressaltam a importância e utilidade desse tipo de pesquisa, pois tem-se o conhecimento das espécies existentes, bem como o grau de endemismo e risco de extinção, contribuindo assim para o conhecimento da riqueza e estrutura da vegetação do cerrado, especial em áreas protegidas.
Para Izabelle Barboza, bolsista do PET, “O SIC é importante e necessário, porque é o momento que podemos divulgar nossos trabalhos e mostrar para sociedade o que a universidade vem fazendo e produzindo. E nesse cenário da educação no Brasil que estamos vivenciando, essa importância se torna mais evidente". Conclui.

PETianos, Marcos e Izabelle, e tutora Marlete durante apresentação do SIC

O PET segue realizando trabalhos na área da pesquisa, extensão e ensino. Acompanhe nossas atividades pelas redes sociais e fique por dentro.

RELATED POSTS

0 comentários