CAFÉ COM PET LGBTFOBIA

16:53:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :


No dia 29 de outubro (terça-feira), foi realizado mais um Café com PET. Sob condução dos PETianos Samuel Silva e Izabelle Barboza. Tendo como tema LGBTFOBIA.
De acordo com Junqueira (2007), a LGBTFOBIA se refere a sentimentos negativos relacionados ao “medo” e ao “semelhante” direcionados a gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais. O debate iniciou se explicando o significado da sigla LGBTQIA que serviu para nortear as pessoas sobre a diversidade existente. É preciso salientar que a homossexualidade não está presente somente nos seres humanos, mas também nos animais tais como chipanzés, pinguins, leões. Este fato está sendo objeto de pesquisa nos tempos atuais. Este é um tema que tem um contexto histórico que vem desde 1969 com a Revolta de Stonewall, contudo, por mais que seja uma luta que vem acontecendo a muitos anos, muitos países ainda não têm proteção contra a discriminação por orientação sexual, de fato é observado que o “ódio” as minorias são muito presentes.
Foi discutido no decorrer do encontro o motivo da não aceitação das pessoas homossexuais na sociedade. Muitos pontos foram colocados pelas pessoas presentes, gerando um debate monumental. Foi apontado por um discente presente que “é de suma importância este tema ser debatido dentro da Universidade, pois não é observado a ocorrência do mesmo dentro do nosso Campus”.
         Na presente atividade foi discutido sobre os fatos, números e polêmicas. Foi mostrado o crescente número de casos de homofobia no Brasil, com notícias e relatos atuais de pessoas que sofreram este ato; mostrou-se pesquisas, com os números de casos bem altos. Ademais, foi colocado pelo palestrante Samuel que “acredita-se que este número não coincide com a realidade, pois boa parte destes ocorridos não são registrados como homofobia”.
Depoimento:
O petiano Bruno Matias falou da importância do debate para ele. “O café com PET foi muito interessante. Pois, foi discutido um tema pouco falado dentro da universidade. Rodas de conversa como essa são necessárias para compreender o assunto e tentar trazer reflexões para nosso dia a dia”. 
O Café com PET continua. Atentem-se às redes sociais e aos murais do CPCE para saber os dias, horários e locais dos próximos debates.

RELATED POSTS

0 comentários