DIA DO MEIO AMBIENTE. TEMOS MOTIVOS PARA COMEMORAR?

17:44:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :


"O que fizemos com o mundo?
Veja o que fizemos
E toda a paz Que você prometeu ao seu único filho? E os campos floridos? Existe um momento?
E todos os sonhos Que você disse que eram seus e meus?
Você já parou para perceber?"
                              (Trecho traduzido de Earth Song , escrita e interpretada por Michael Jackson em 1995)


No dia 05 de junho de 2019, aqui no Brasil, houve a comemoração do Dia do Meio Ambiente. No entanto, o que pairou sobre a cabeça das pessoas que de fato se preocupam com as questões ambientais do país foi: o que comemorar diante da conjuntura atual?

Para tentar responder a essa questão, basta olharmos para o cenário que, no momento, se compõe da seguinte maneira:

-              Pela primeira vez na história do país, há um ministro do Meio Ambiente que tem se revelado contra o meio ambiente e claramente a favor do desenvolvimento ruralista desenfreado;
-              A preocupação com o meio ambiente nunca foi pauta da campanha do atual governo e, após ser eleito, a situação de total descaso (ou de leviandade) só se mostra mais escancarada.

Época (09/05/2019)
-              De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o mês de maio do corrente ano registrou o maior índice de desmatamento na Amazônia Brasileira, com cerca de 739 km2de área desmatada, o que equivale a dois campos de futebol por minuto.


-              GloboNews (05/06/2019)
-              Lideramos, ao lado dos Estados Unidos, o ranking de países que mais alteram a sua legislação ambiental;


BBC (30/05/2019)
-              As multas do ICMBio caíram cerca de 50% e seu presidente pediu demissão. Além de ter havido a demissão, no mínimo suspeita, do funcionário que aplicou uma multa ao presidente.

Folha de São Paulo (15/05/2019)
-              Projetos de lei que visam o desmanche de áreas de proteção estão tramitando no congresso;
-              O Brasil segue aceitando o uso deliberado de quase 170 tipos de agrotóxicos, alguns dos quais já estão proibidos em vários outros países pelos seus efeitos cientificamente comprovados à saúde humana.      


Correio Brasiliense (21/05/2019)
A lista poderia ser mais extensa e conteria mais barbaridades como essas. 
O que só denota, de maneira nítida, não haver motivo algum para comemorações! 
O Brasil configura-se com a extensão mais biodiversa do planeta e, consequentemente, deve ser visto como o principal alvo de intervenção para a manutenção do equilíbrio da vida na Terra. É de grande obviedade, ou pelo menos deveria ser, que o Estado e a população deveriam ser os principais agentes protetores. Infelizmente, não funciona dessa maneira. 
O trecho apresentado no início da matéria, revela a preocupação do autor já no ano de 1995 sobre muitas das ações antrópicas realizadas. A luta pelo resguardo da vida contou com nomes como Rachel Carson, Chico Mendes e outros, em décadas anteriores a essa. Foram lutas de grande esforço e empenho, chegando a custar a vida de muitos, mas que, no entanto, parecem passar despercebidas pelos olhos atuais. O que de fato parece estar ocorrendo, em especial no Brasil, é uma regressão das conquistas até então alcançadas, somada de um sentimento demasiado ganancioso, disposto a abrir mão de seu bem mais precioso por um futuro escasso e caótico.

A situação precisa ser modificada de forma imediata, ou corremos o risco de entrarmos em um ciclo irreparável, do qual já sabemos o resultado.



RELATED POSTS

0 comentários