CAFÉ COM PET: O QUE SERÁ DA BIODIVERSIDADE NOS PRÓXIMOS ANOS?

12:41:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :




O PET- Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, na última quinta-feira (23/05/2019), promoveu mais um Café com PET, com o intuito de incitar o debate entre os acadêmicos da UFPI/CPCE acerca da temática Biodiversidade, tendo como ponto principal o seguinte questionamento: “O que será da biodiversidade nos próximos anos?”. O encontro contou com a presença de estudantes de diversos cursos, como Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária.
Apresentação do Café Com PET


O principal documento norteador do debate foi o projeto de lei Nº 1551 de 2019, que visa revogar o capítulo IV da lei Nº 12.651, de 25 de maio 2012, a qual impõe que os proprietários de zonas rurais devem deixar uma área de sua propriedade destinada à preservação da mata nativa. No cerrado a medida corresponde a 35% da área para preservação, em florestas 80% e em outras regiões do Brasil 20%.  De acordo com os senadores Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e Marcio Bittar (MDB/AC), o Brasil dedica muito de seu território para proteção ambiental, e deixa pouco para o agronegócio.
Ambos, aparentemente, não consideram o fato de o Brasil ser o país mais biodiverso do mundo, tanto em fauna quanto em flora, relevos e bacias hidrográficas. A riqueza da biodiversidade brasileira influencia fortemente em diversos fatores ambientais do planeta e as atividades de preservação e conservação são etapas cruciais para que se consiga manter o equilíbrio do todo. Portanto, o cuidado e a proteção para com o ambiente  configuram-se não só como um dever do  estado, mas de toda a população. É importante lembrar a todo instante que o quê está em jogo é o destino de toda a vida existente na Terra, e isso inclui o famigerado Homo sapiens sapiens.
No decorrer do encontro, foi possível tratar desses pontos, discuti-los e se posicionar de forma crítica. Segundo o discente Felipe Fiore do 3° período do curso de Medicina Veterinária (UFPI/CPCE) o Café com PET caracterizou-se da seguinte forma:
“É de grande importância sempre colocar em prática esse tema, inclusive na questão política que estamos vivendo no país. Foi super interessante ver a forma como cada pessoa se posiciona e se preocupa com questões ambientais. O legal foi juntar todas as informações de pessoas de cursos diferentes e contextualizar em uma conversa. Eu sempre tento participar dessas conversas aqui na Universidade, pois não é sempre que temos esse tema abordado. Eu fico super feliz de ver que estamos pensando e falando sobre a biodiversidade. Espero que em breve o PET faça uma parceria com o GBio (Grupo de Estudos em Biodiversidade), grupo no qual eu sou presidente e também tem a pegada da biodiversidade.”

Participantes do Café com PET

 Mas fica o questionamento: o que podemos fazer para impedirmos o descaso vigente acerca da proteção da Natureza no país?
O Café com PET continua. Atentem-se as redes sociais e aos murais do CPCE para saber os dias, horários e locais dos próximos debates.

RELATED POSTS

0 comentários