VI CAFÉ COM PET

02:35:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

     


        A criação e a manutenção de unidades de conservação (UCs) são importantes instrumentos de conservação in situ da diversidade biológica e cultural, pois, além da manutenção da integridade de espécies, populações e ecossistemas, estas áreas contribuem para a manutenção de sistemas e meios tradicionais de sobrevivência de populações humanas¹.
             Porém, essas áreas têm sido criadas e planejadas sem que as pessoas que vivem no interior ou no entorno das áreas participem destas decisões, ficando estas em sigilo até sua transformação em lei, justamente para evitar movimentações sociais². Todavia como menciona Carregosa et al (2015), a participação da sociedade na gestão dessas áreas tem sido considerada premissa fundamental para o sucesso dessa estratégia em longo prazo¹.
        E é diante deste contexto que na próxima terça-feira, dia 10/09, acontecerá o IV Café com PET, com título “Reconhecendo o contexto socioambiental e geopolítico das unidades de conservação”. O mesmo consistirá em uma roda de conversa aberta a toda comunidade acadêmica do CPCE, possuindo como objetivo promover uma discussão a respeito do tema unidades de conservação e populações tradicionais.
           O café com o PET acontecerá na sala 19, às 12 h e 50 min, venha participar.


¹Artigo “Unidade de Conservação e comunidade local: uma relação em construção” de CARREGOSA et al (2015)
²Artigo “Populações tradicionais e a proteção dos recursos naturais em Unidades De Conservação” de ARRUDA (1999)

RELATED POSTS

0 comentários