PETIANA RECEBE PREMIAÇÃO NO XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFPI

19:01:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

       
     NIcholyh Matsho e Marlete Ivanov com a menção honrosa

          Durante o XXVI Seminário de Iniciação Científico (XXVI SIC), realizado pela Universidade Federal do Piauí, a acadêmica de Engenharia Florestal e petiana Nicholyh Matsho sob orientação da tutora do PET – Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una da UFPI-Campus Professora Cinobelina Elvas, Marlete Ivanov, tiveram seu trabalho da área de ciências biológicas classificado em 2º lugar na premiação de melhores trabalhos. 
           O evento (XXVI SIC) teve como objetivo divulgar e avaliar os resultados das pesquisas científicas desenvolvidas pelos discentes que participaram do programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC) e da iniciação científica voluntária (ICV) em 2016-2017, e foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2017, em Teresina-PI.       
         Com o título “Estudos fenológicos de seis espécies arbustivas e arbóreas em diferentes áreas de caatinga no município de Bom Jesus – PI”, o trabalho, resultante do desenvolvimento de um ano de atividades de pesquisas cientificas, tinha como objetivo acompanhar as fases fenológicas de seis espécies arbustivas e arbóreas em diferentes áreas de caatinga em Bom Jesus-PI.
         A fenologia é a ciência que estuda e investiga a ocorrência de eventos ou fases biológicas repetitivas, fenômenos vegetativos e reprodutivos, e sua ocorrência temporal bem como a sua relação com os fatores bióticos e abióticos. De acordo com Nicholyh, a realização de estudos fenológicos é de suma importância, uma vez que os mesmos funcionam como uma ferramenta fundamental para a compreensão dos comportamentos apresentados pelas plantas em relação às variações ambientais, além de auxiliarem no manejo e conservação das espécies de um determinado ecossistema.
      As mesmas concluíram que todas as espécies apresentaram comportamentos sazonais, ou seja, comportamentos associados a determinadas estações climáticas e que as fenofases reprodutivas (frutificação e floração) devem ocorrer em um período superior a um ano para a maioria das espécies. 

RELATED POSTS

0 comentários