PET ISUU DISCUTE DEPRESSÃO COM COMUNIDADE ACADÊMICA DO CPCE

16:48:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Campanha de prevenção do suicídio
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, segundo Centro de Valorização da Vida-CVV (2016). O CVV ainda afirma que, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
Dentre as doenças psiquiátricas que ocasionam o suicídio, a mais comum é a depressão, seguida pelo transtorno de humor e dependência química, principalmente o alcoolismo¹. Ela é considerada a principal causa de problemas de saúde e de perda da qualidade de vida, atingindo mais de 300 milhões de pessoas no planeta e a falta de informação e preconceito são fatores que dificultam o diagnóstico e o tratamento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A depressão é um tema que tem sido cada vez mais abordado na mídia, nas redes sociais, nos espaços acadêmicos, dentre outros. Porém, observa-se que, na maioria das vezes, a abordagem sobre esse tema se faz de forma equivocada, baseando-se no senso comum, tratando, muitas vezes, qualquer comportamento melancólico como sinônimo de depressão (FERREIRA, 2014)2.
E diferentemente do que parcela da população acredita ser, a depressão vai além de um único sintoma (tristeza ou falta de disposição de animo), ela é uma patologia com um complexo de sintomas, analisados de quatro principais aspectos: emocionais, cognitivos, motivacionais e físicos e vegetativos. E quando verificado os sintomas abaixo mencionados, a pessoa deve procurar um médico, psicólogo, psiquiatra ou neurologista.
Em relação às manifestações emocionais são elas o humor deprimido, sentimento negativo em relação a si próprio, redução da satisfação, perda dos vínculos emocionais, crises de choro, perda da resposta ao humor; manifestações cognitivas: autoavaliação negativa, autorrecriminação e autocrítica, indecisão e distorção da imagem corporal; manifestações motivacionais, paralisia da vontade, desejos de evitação, escapismo e retraimento, desejos suicidas, aumento da dependência; manifestações vegetativas e físicas: perda de apetite, perturbação do sono, perda da libido, fatigabilidade, delírios, inutilidade, mencionadas por Beck e Alford (2011) em seu livro “Depressão: causas e tratamento”.
Ela pode ter diversas causas como a morte de um familiar, problemas financeiros, divórcio além de problemas relacionados ao ambiente acadêmico. Os estudantes universitários têm apresentando uma preponderância de problemas associados à saúde mental, particularmente, no âmbito da ansiedade e depressão (Oliveira, 2016)3.  
Isto pode esta associada a fatores como mudança da realidade ao iniciar o ensino superior, intensa carga horária de estudo exigida, insegurança quanto as suas qualificações, exigências cada vez maiores do mercado de trabalho e as inúmeras situações de conflitos sociais, todos conduzem a um sentimento de incapacidade (VICTORIA, 2013)4.
Visto a importância de se abordar o assunto no ambiente acadêmico é que o grupo PET Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una (ISUU), nos dias 14/09 e 21/09, realizou dois encontros (café com PET), ambos com o objetivo de discutir sobre depressão. No primeiro encontro foram apresentadas questões como: a definição de depressão, quais as possíveis causas, sintomatologia, como e a quem recorrer, além, de relatos de casos.

IV Café com PET
O segundo "Café com PET" foi resultado da audiência do primeiro encontro, sendo destinada apenas a discussão em uma roda de conversa, onde universitários exibiram suas opiniões e mencionaram casos de pessoas próximas com a doença.  

PET e comunidade acadêmica
¹ fonte: Disponível em://www.folhadomate.com/noticias/geral15/depressao-suicidio-morte-doenca
²Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0828.pdf
³ Disponível em:http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/11815/9027).
4 Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/renc/article/viewFile/2447/2345

RELATED POSTS

0 comentários