CRIAÇÃO DE CINCO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

15:55:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Nesses últimos dias foram criadas cinco novas unidades de conservação (UCs) federais no sul do estado do Amazonas, das quais três são de Uso Sustentável (Área de Proteção Ambiental Campos de Manicoré, Florestas Nacionais do Aripuanã e de Urupadi) e duas de Proteção Integral (Parque Nacional do Acari e Reserva Biológica Manicoré), totalizando uma área com cerca de 2,6 milhões de hectares.
As UCs estabelecidas a partir de estudos feitos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Ministério do Meio Ambiente e financiados pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia, possuem o objetivo de preservar os ecossistemas, além de contribuir para a estabilidade ambiental e desenvolver atividades de recreação e educação em contato com a natureza local.
O bioma amazônico representa praticamente metade do território nacional, tendo quase 20% de sua área protegida por UCs federais, estaduais e municipais. Logo, é de extrema importância a criação dessas unidades conservação neste bioma, uma vez que o mesmo vem sofrendo muitas pressões ao longo dos anos, como o desmatamento descontrolado.
A área das UCs criadas registra a presença de espécies ameaçadas de extinção e tem fauna silvestre abundante, com mais de 150 espécies de mamíferos e mais de 600 de aves, sendo essencial a preservação e conservação da biodiversidade presente nessas unidades de conservação. 

FONTE: ICMBio

RELATED POSTS

0 comentários