GRUPO PET PARTICIPA DA 65ª EXPOAPI

21:51:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Integrantes do grupo PET de Bom Jesus participaram desde o último domingo (06) até hoje (08) da 65ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) que acontece em Teresina, entre os dias 06 e 13 de dezembro. 
Durante o evento os PETianos Mak Rony Lopes, Helbecy Paraná e Epímaco Bezerra divulgaram o sabonete de buriti, que é resultado do trabalho desenvolvido pelo grupo junto a comunidades tradicionais do Sul do Piauí. Na ocasião, os PETianos tiveram a oportunidade de divulgar o produto para o público que visitava a feira, com destaque para o governador do Estado, Welligton Dias e sua comitiva, que visitou o estande do Emater, onde o grupo e representantes de comunidades do Piauí estavam, e parabenizou o trabalho do grupo enquanto Universidade. 
Os PETianos também receberam a visita do professor Jamil Moisés, que é presidente da Associação dos Produtores de Cajuína do Estado do Piauí (Pro-Cajuína) e também escritor, que lançou seu livro sobre a cajuína piauiense, o primeiro a tratar do tema no Piauí. O mesmo presenteou os PETianos com um exemplar do livro e também parabenizou pelo projeto. O momento também serviu de oportunidade para criar novas parcerias e conhecer o trabalho de outras comunidades.

Governador Wellington Dias em visita ao estande.

PETianos e diretor de empreendedorismo do Emater de Manoel Emídio, Kléssio Brasil.
Entrega do livro pelo professor Jamil Moisés.

O PROJETO
O projeto de produção dos sabonetes é de iniciativa do grupo PET – Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, do Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí, de Bom Jesus. O sabonete tem como principal componente o óleo de buriti – fruto nativo e abundante do Cerrado piauiense – extraído por comunidades tradicionais do Sul do Piauí. A produção e comercialização do sabonete é uma forma de agregar valor aos recursos naturais com potencial de aproveitamento do Cerrado do Piauí e de valorizar o trabalho feito pelas comunidades.

RELATED POSTS

0 comentários