GRUPO PET PARTICIPA DE REUNIÃO NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE URUÇUÍ-UNA NO DIA 10/06/2011

15:28:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

            No dia 10 de junho de 2011 o Grupo PET participou da reunião do INCRA, ICMBio e as comunidades que residem no interior da Estação Ecológica (ESEC) de Uruçuí-Una, na Localidade da Prata, que contou com a participação da CPT e da UFPI (representada pelo Grupo PET). Também estiveram presentes representantes do município de Currais, vereadores e prefeito Joaquim Aristeu e o vice-prefeito Ramon Paulo (representante, também, da CPT nas comunidades da ESEC).
A reunião iniciou-se com uma oração feita por um dos representantes da CPT, Geones, que logo após fez uso da palavra pedindo compreensão, humildade, companheirismo e, que os moradores pensassem na comunidade como um todo para tomar as decisões, “[..] Vocês estão saindo de uma rede fraca para uma rede forte, onde ninguém pode tirar vocês de lá.” Logo após o prefeito de Currais, Joaquim Aristeu, que acompanha a luta da comunidade desde a década de 90, ressaltou seu total apoio às  comunidades mediante a realocação.
O representante do ICMBio, Francisco, salientou que antes da preservação da natureza precisamos preservar o ser humano, também falou sobre o apoio que o ICMBio tem dado aos moradores e as comunidades. De qualquer forma o ICMBio continuará acompanhando as atividades das comunidades, já que a Faz. Aroeiras está na Zona de Amortecimento (ZA). A UFPI, que esteve representada na reunião pelo Grupo PET, na pessoa na professora Dra. Sandra Lestinge, apresentou o PET expondo as linhas de pesquisa outrora planejadas. Também ofereceu apoio total às comunidades no que diz respeito a orientação acerca de questões ambientais especificas, tais como, o uso sustentável, manejo adequado do solo, agrofloresta e geração  de rende de forma sustentável.
Em outro momento, o representante do INCRA, Stânio de Sousa Vieira, ouvidor agrário regional, apresentou um documento intitulado por NORMA DE EXECUÇÃO Nº 45, DE 25 DE AGOSTO DE 2005, documento este que regulamenta o direito aos assentamentos e ao uso da terra de comunidades rurais. Também foi aberto uma seção para que os moradores podessem sanar suas dúvidas a respito da realocação. O INCRA também ofereceu  15 vagas para assentamento na localidade de Sucuriú - Rio Preto. Os moradores presentes à reunião optaram pelo assentamento na Faz. Aroeiras. Eles também decidiram que só irão sair do interior da ESEC quando receberem as garantias reais como o documento de posse da terra. O INCRA, na pessoa do ouvidor Stânio de Souza, prometeu agilizar o processo de realocação das famílias.
Ao final da reunião foi lida a ATA contendo o que foi acordado durante a reunião e em seguida todos os moradores presentes assinaram concordando com a realocação para a Fazenda Aroeiras.


Momento da Reunião em que o Stânio Vieira (INCRA) expõe as condições para a realocação 


Os moradores assinando a ATA, concordando na realocação para a Fazenda Aroeiras


RELATED POSTS

0 comentários