LEOPARDUS PARDALIS

11:11:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

 


Dentre os pequenos gatos pintados do gênero Leopardus a maior espécie é a Jaguatirica (Leopardus pardalis). As fêmeas são menores que os machos e possuem uma coloração que varia, entre o cinza-amarelado e o castanho-acreáceo com manchas negras ou rosetas pelo corpo. Esta espécie pode estar presente em ambientes que variam entre florestas secas e úmidas, campos, planícies inundadas e florestas de coníferas (Oliveira, 2012).

Leopardus pardalis é encontrado desde o sudoeste do Texas, oeste do México até o norte da Argentina e noroeste do Uruguai. No Brasil, a espécie em todos os estados com exceção da região pampa no Rio Grande do Sul, ocupando os diferentes biomas como o cerrado, caatinga, pantanal e principalmente as florestas tropicais e subtropicais (De Oliveira; De Almeida; De Campos, 2013).

            De acordo Oliveira (2012), o período gestacional dura entre 70-85 dias tendo em cada ninhada de 1 a 4 filhotes, no entanto as Jaguatirica selvagem produzem cerca de um 1 filhote a cada dois anos. Os filhotes acompanham a mãe a partir dos 4 meses e atinge a dependência com 1 ano de idade e podem viver ate os 10 anos de idade.

Embora as jaguatiricas geralmente evitem áreas abertas durante o dia, às vezes elas se alimentam nesses locais à noite. Ocorrem em uma diversidade de hábitats, florestas tropicais úmidas, florestas semidecíduas, áreas alagadas e matas ciliares. Estudos de padrão de movimento indicam que elas estão muito associadas a áreas de vegetação arbórea densa, sugerindo que ocupam uma faixa muito mais estreita de micro-hábitats do que seria previsto por sua ampla distribuição geográfica (Emmons, 1988; Nowell e Jackson, 1996).


As jaguatiricas são animais carnívoros que, embora estejam aptas a caçar em árvores, estudos de sua dieta indicam que elas são caçadoras mais eficientes no chão. Alimentam-se de uma variedade de presas como aves, serpentes, lagartos, peixes e até caranguejos. Porém, as principais presas das jaguatiricas são mamíferos de pequeno porte (até 1 kg), especialmente pequenos roedores silvestres de hábitos noturnos (Emmons, 1987; Villa Meza et al., 2003; Concone, 2004).

A jaguatirica, assim como outras seis espécies de felinos brasileiros, está incluída na mais recente lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (MMA/IBAMA, 2003). Até meados da década de 1980, a caça para o comércio de peles era a principal ameaça às populações de jaguatirica, porém hoje as maiores fontes de ameaça são o desmatamento, a fragmentação das florestas e o conseqüente isolamento genético dessas populações (Crawshaw, 1995; Bianchi, 2001). Estima-se que somente de 3 a 6% da distribuição original da jaguatirica esteja legalmente protegida (Nowell e Jackson, 1996).

Os felinos são predadores do topo da cadeia alimentar e a sua extinção acarreta em uma série de danos para o ecossistema. Na ausência dos predadores as populações desses roedores aumentam de número e, conseqüentemente, o consumo de sementes e brotos também aumenta, o que pode levar a mudanças na composição de espécies da floresta e até à extinção de algumas espécies (Terborgh, 1990). Sem as jaguatiricas para ajudar no controle de suas presas, estas passam a competir ainda mais entre si, o que pode levar algumas espécies de presas também à extinção.


REFERÊNCIAS

DE OLIVEIRA, T.G.; DE ALMEIDA, L. B.; DE CAMPOS, C. B. Avaliação do risco de extinção da jaguatirica Leopardus pardalis (Linnaeus, 1758) no Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 3, n. 1, p. 66-75, 2013.

OLIVEIRA, G. P. Ecologia da jaguatirica, Leopardus pardalis (linnaeus, 1758), na Caatinga do Piauí. 2012.

Comparative feeding ecology of felids in a neotropical rainforest. Behavioral Ecology and Sociobiology 20, p.271-283.Emmons, L.H. 1988. 

A field study of ocelots in Peru. Revue Ecologie et la Terre Vie 43, p.133-157.Emmons, L.H.; Sherman, P.; Bolster, D.; Goldizen, A. & Terborgh, J. 1989. 

The Sandhill Crane Press, Inc., Gainesville, Florida, 614pp.Ludlow, M.E. & Sunquist, M.E. 1987. 

Ecology and behavior of ocelots in Venezuela. National Geographic Research 3, p.447-461.Ministério do Meio Ambiente. 2003. Anexo à Instrução Normativa no 3, de 27 de maio de 2003 – Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Nowell, K. & Jackson, P. 1996.  Wild cats, status survey and conservation action plan. IUCN, Gland, Switzerland.

Terborgh, J. 1990. The role of felid predators in neotropical forests. Vida Silvestre Neotropical 2(2), p.3-5.

CONCONE, H. V.; MAURO, R.A. & AGUIAR, L.M.S.  Jaguatirica – Leopardus pardalis. Fauna e Flora do Cerrado, Campo Grande, Julho 2005. Disponível em: < http:// www.cnpgc.embrapa.br/series/ema/Ema.htm >. Acesso em: < 26 , Maio > 114 .

RELATED POSTS

0 comentários