GRUPO PET-ISUU REALIZA MINICURSO SOBRE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

10:31:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Grupo PET realiza o primeiro minicurso sobre Produção Científica


O grupo PET promoveu entre os dias 26 e 30 de agosto seu primeiro minicurso, com o tema: Produção Científica. Essa atividade teve como objetivo levar conhecimentos à comunidade interna e externa da UFPI sobre o aperfeiçoamento e importância da produção científica, visto que é comum os acadêmicos não terem conhecimentos relacionados à produção científica, como escrever um artigo científico, quais as principais falhas que levam à rejeição do mesmo pelas Revistas Científicas; além de compreender o significado do Qualis, tornar sua publicação mais fácil de ser aceita e ainda como preencher o Curriculum Lattes e sua importância.

Com isso, a atividade buscou solucionar algumas dúvidas dos acadêmicos a respeito dos elementos que compõem a estrutura de um artigo científico ou como planejar sua pesquisa. Nesse sentido, o PET-ISUU convidou professores da UFPI para ministrarem o minicurso, cada dia com uma temática diferente:
- 1º Dia: Curriculum lattes: importância e como preencher (Ministrado por: Prof° Dr° Gustavo Alves Pereira)
- 2º Dia: A pesquisa científica: planejamento e execução (Ministrado por: Profª Drª Francisca Diana da Silva Araújo)
- 4º Dia: Revistas científicas: normas, Qualis, fator de impacto, plataformas de busca (Web of Science, Google Acadêmico, Science Direct etc) (Ministrado por: Prof° Dr° Gustavo Alves Pereira)
- 3º Dia: Artigo científico: finalidades, tipos, importância, ética, submissão, aceite, publicação (Ministrado por: Profª Drª Marlete Moreira Mendes Ivanov)
- 5º Dia: Práticas - utilizando plataformas, buscando artigos de pesquisa, preenchendo currículo, exercícios, etc (Ministrado por: Profª Drª Marlete Moreira Mendes Ivanov).
Tutora Dr. Marlete Ivanov durante sua apresentação no minicurso

Prof Dr Diana Araujo durante seu discurso sobre Projetos de Pesquisas

            Os professores expuseram um pouco de suas experiências profissionais, desde o planejamento da pesquisa, sua execução até à publicação dos resultados. O minicurso teve a participação dos graduandos do CPCE e alunos da UESPI (Universidade Estadual do Piauí). Foi realizado no campus Professora Cinobelina Elvas, na sala de Dados II do prédio de Pós-Graduação da UFPI.
Para o aluno de Engenharia Florestal, Kássio Barbosa, “foi uma experiência muito boa, pois proporcionou um melhor entendimento do assunto, principalmente para quem trabalha com pesquisa, visto queé um assunto pouco discutido. No decorrer do minicurso foi falado ainda sobre as etapas da pesquisa e como divulgar seus trabalhos, passos importantes para quem é pesquisador. Só tenho a agradecer o PET por esse minicurso e parabéns pela iniciativa”, conclui.
Nesse segundo semestre 19.2 o PET-ISUU irá dá continuidade à realização dos minicursos, o próximo será sobre herborização, na qual terá parte teórica e prática. Na parte teórica o grupo vai receber informações sobre o que é um herbário, sua importância, normas e os procedimentos adotados no trabalho que é realizado. Na parte prática o conteúdo envolve o processo de herborização - técnicas de coleta de plantas; prensagem e desidratação do material botânico; montagem da exsicata e identificação científica.
Fique ligado nas redes sociais e murais da UFPI, em breve mais informações.


RELATED POSTS

0 comentários