domingo, 31 de março de 2019

A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS NA GRADUAÇÃO E COMO DIFERENCIAL NA VIDA PROFISSIONAL


Na terça feira, 26 de março de 2019, ocorreu mais um Café com PET aberto a toda a comunidade acadêmica da UFPI - Campus professora Cinobelina Elvas, cujo tema foi “A Importância do Inglês na graduação e como diferencial na vida profissional”. O debate foi ministrado pelo discente graduando em Engenharia Florestal Diego Ciccheto.
 
Figura 1: Estudante Diego Ciccheto durante Café com PET



No debate foi abordado que, dentro da universidade, existe a necessidade de se ter o conhecimento básico do inglês, pois muitas oportunidades e informações não são acessadas, como impossibilidade de se inscrever para o intercâmbio e incapacidade de entender as principais pesquisas e achados científicos, os quais são essencialmente publicados em inglês. Em especial para aqueles que desejam continuar no meio acadêmico e seguir mestrado e doutorado, o conhecimento da língua é essencial tanto para o desenvolvimento de sua carreira quanto para conseguir uma vaga, tendo em vista que muitas universidades exigem o conhecimento da língua. No meio profissional não é diferente, a maioria das empresas levam em conta o nível de inglês dos candidatos no momento da seleção do novo empregado.
Figura 2: Café com PET sobre a importância do inglês na graduação

Sendo assim, fica evidente a importância de se dedicar, investir tempo e dinheiro para aprender uma nova língua e se destacar nos meios acadêmico e profissional. O Café com PET teve esse objetivo, levantar essas questões e fazer com que os discentes repensem o que têm feito e podem fazer para se adequar a essa realidade.

O estudante de Engenharia Florestal, Eduardo Silva Marinho, pontua que o inglês costuma ser usado como critério de desempate nesses processos de seleção, ou até mesmo requisito mínimo. Disse ainda que, “infelizmente, muitos alunos perdem excelentes oportunidades por não dominarem outras línguas, sendo uma ótima oportunidade para ampliar suas redes de contatos”, conclui.
O Café com PET continua. Sigam as redes sociais do PET e atente-se aos murais do campus para saber os dias, horários e locais das próximas rodas de conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário