PETIANAS PARTICIPAM DA 13° EDIÇÃO DO FSM

21:28:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 3 Comments Category :





O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento global que abre espaço para a reflexão, troca de experiências debate de ideias e elaboração de  alternativas para uma transformação mundial. Com a primeira edição no ano de 2001, até hoje já percorreu o mundo com encontros em Mumbai, Caracas, Karashi, Bamako, Nairobi, Belém, Dacar, Tunis e Montreal
 A 13ª edição teve como lema: “Resistir é criar. Resistir é transformar”, e teve como foco central a discussão sobre temas da atualidade, como: racismo, xenofobia, feminismo, genocídio, justiça do ambiente, diversidade de gênero, culturas de resistência, direitos humanos e democracia. O fórum visava expandir os horizontes dos participantes para a transformação dos mesmos e a formação de um mundo melhor.
A Universidade Federal da Bahia (UFB) sediou, nos dias 13 a 17 de março deste ano, o evento que previa a presença de, aproximadamente, 50 mil pessoas de todo o mundo. Entre os participantes estavam duas alunas da UFPI do curso de Engenharia Florestal, integrantes do Programa de Educação Tutorial - PET Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una: Milena Dias e Amanda Marinho. 
PETianas Milena Dias e Amanda Marinho
“Obtive grande aprendizado e experiência pois encontrei muitas pessoas de diversas culturas e países, isso para mim foi muito engrandecedor", declarou Millena Dias.
 Tendo em vista todos os temas discutidos e a filosofia do PET é notória a importância do FSM para os PETianos, pois o meio ambiente (um dos temas discutidos) tem ligação direta com a atuação do PET Uruçui-Una cujo foco de estudo é uma unidade de conservação - a Estação Ecológica de Uruçui-Una. Os outros temas serviram também para atualização e renovação dos conhecimentos das participantes sobre questões delicadas, mas tão frequentes no dia-a-dia, fazendo com que cada um tenha um outro olhar para o mundo.

RELATED POSTS

3 comentários