PETIANOS E EX- PETIANOS SE DESTACAM NA ACADEMIA E NA CARREIRA PROFISSIONAL

14:12:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Integrantes e ex-integrantes do grupo PET Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, da Universidade Federal do Piauí - Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), de Bom Jesus, assumem posições de destaque, desde representações acadêmicas até aprovações em mestrados. Atualmente os ex- integrantes estão em cursos de mestrados ou concluindo a graduação em outras universidades e ainda outros já atuando no mercado de trabalho.
Com o intuito de registrar esses resultados de destaques foi realizada uma entrevista com esses ilustres PETianos, ressaltando que o grupo hoje é resultado do trabalho destes, que ainda consideram- se PETianos, dos quais alguns participaram da fundação do PET no CPCE que ocorreu em 2010.

Abaixo segue os depoimentos de alguns desses PETianos:

FELIPE SILVA AMORIM
Período de atuação no PET Intervenção Socioambiental Uruçuí-Una: Novembro de 2010 a fevereiro de 2015.

         Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Piauí, atualmente é mestrando em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos.

         “O PET foi um programa que contribuiu bastante tanto para minha vida acadêmica quanto profissional, porque esse programa ensina você desde a elaboração de um simples memorando até o contato com grandes empresas. Eu defino esse programa como fonte de conhecimento e aprendizado porque quem participa desse programa só tende a evoluir intelectualmente diante das demais situações da qual o ser humano pode deparar diante da vida.”

DILIANE DINIZ SIMÕES
Período de atuação no PET: 2010- 2013

    Atualmente está concluindo a graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras- UFLA na cidade de Lavras- MG, participa do Núcleo de Estudos Multidisciplinares em agroecologia e agricultura familiar.

   “O PET contribuiu na minha vida de várias formas, certamente boa parte do que eu sou hoje devo ao período que eu passei no PET. Vivenciei mudanças significativas no meu modo de pensar e no meu modo de agir, graças ao programa e que se não fosse por ele talvez minha vida acadêmica estava restrita a sala de aula e não teria ampliado tanto meu conhecimento intelectual e humano. Foi no PET também que tive a oportunidade de conhecer e conviver com as diversas possibilidades de atuação do curso de Engenharia Florestal saindo do que é ditado pela academia e vendo outras possibilidades de atuação numa pegada mais social. Eu aprendi muito com meus companheiros e com a Sandra, por eles e por vocês eu tenho muito carinho e muita gratidão por tudo. Também tenho muito gratidão e respeito pelas comunidades da Estação Ecológica de Uruçuí- Una. Resumo o PET como uma possibilidade de uma formação acadêmica e social de uma forma global, ampla e restrita.”


RÔMULO VARGAS LUSTOSA
Período de atuação no PET: 2010 - início de 2014

       Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor na Secretaria de Estado da Educação do Piauí, ministra a disciplina de Biologia para o ensino médio. Faz curso de letras e espanhol e é especialista em docência na escola de tempo integral pela UFPI. Ainda recebeu da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a primeira láurea universitária do curso de Ciências Biológicas da UFPI.

     “Costumo dizer que fiz duas pós-graduações, uma em Ciências Biológicas e a outra foi no PET durante esses 4 anos que estive no grupo. Os objetivos do programa vão ao encontro do fornecimento de uma excelente formação acadêmica aos alunos da graduação porque, querendo ou não, ele complementa a formação de nós como alunos e oferece também o que a grade curricular não fornece e faz com que exercitamos a qualidade pessoal como a liderança e a capacidade de trabalhar em grupo. O PET proporciona muito mais do que as atividades de ensino pesquisa e extensão, proporciona para nós PETianos a oportunidade de conviver com as mais diversas situações desde o frio na barriga numa apresentação de um trabalho em um congresso no exterior à simplicidade de estar na casa de uma família na Estação Ecológica de Uruçuí-Una. É uma mistura de bons aprendizado que farão parte de toda a nossa vida pessoal e profissional. Muito do que sou hoje como pessoa se deve a vivência que tive no PET. Muitos amigos, muito trabalho, muitas oportunidades, uma tutora sem igual de uma competência admirável são as definições do PET.”


HIGOR LUCENA
Período de atuação no PET: Desde a criação do grupo em dezembro de 2010- agosto de 2013.

         Atualmente está concluindo a graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, na cidade de Lavras-MG, onde também faz parte da Terra Jr. Consultoria, uma das mais tradicionais empresas juniores da instituição, que realiza serviços de consultoria nas áreas florestal, agrícola e animal.

       “Falar do PET - Intervenção Socioambiental Uruçuí-Una é praticamente relembrar todo o aprendizado adquirido durante o tempo que permaneci na UFPI/CPCE. Sem dúvidas, foi uma das melhores conquistas que me aconteceram durante minha graduação. Graças a este grupo eu aprendi o que é trabalhar com pessoas totalmente diferentes de mim, cada uma delas com seus pontos fortes que, quando somados, representavam muito bem o propósito do grupo, realizando trabalhos e projetos inovadores, com excelência e qualidade. O PET foi um diferencial, além de uma grande equipe, se tornou também uma grande família. Ali não ganhei apenas colegas, mas também amigos e pessoas que sempre vou admirar e ter como exemplo. Sou muito grato ao PET, todas minhas conquistas acadêmicas e profissionais foram em função deste grupo: Intercâmbio nos Estados Unidos pelo Ciência sem Fronteiras, projetos, estagio e, o mais importante, respaldo e conhecimento, pois acredito que tudo que passei no grupo me ajudou a me organizar e preparar melhor, desde de um simples memorando que aprendíamos a fazer até confecção de artigos, pesquisas, apresentação de trabalhos, conversar com as pessoas, enfim, tudo isso foi um grande aprendizado que, em conjunto, me fizeram ter mais controle dos meus projetos, aprender com as críticas, crescer e fazer diferente. Por isso, se você faz parte desse grupo, não se considere sortudo, mais sim diferenciado. Definiria o grupo PET em aprendizado, dedicação, inovação, diferencial e excelência.


NATHAN CASTRO FONSECA
Período de atuação: 2010 - 2014.

        Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Piauí, atualmente é mestrando em Ecologia e Conservação De Ecossistemas Florestais pela Universidade Federal Rural do Pernambuco, e há um ano mora em Recife.

         O PET-Intervenção Socioambiental Uruçuí-Una contribuiu e contribui muito na minha vida acadêmica como também na profissional. Foi no PET que aprendi a trabalhar em grupo, respeitar a opinião dos colegas e acima de tudo buscar o conhecimento necessário para alcançar meus ideais. Hoje sou mestrando, e com muita sinceridade, foi a partir do conhecimento adquirido no PET e das atividades realizadas que consegui terminar minha graduação e ser selecionado no mestrado. Diante disso, eu tenho muito que agradecer a todos os amigos PETianos que fizeram parte dessa experiência e claro que não poderia deixar de agradecer a minha tutora de ontem, de hoje e de sempre (Sandra Lestinge) que sempre me ajudou a vencer os obstáculos da vida acadêmica e até mesmo da vida particular. Defino o PET em conhecimento, experiência, responsabilidade, trabalho em grupo, sucesso, felicidade e amizade.

CLEBSON LIMA CERQUEIRA
Período de atuação: 2011 - 2014

         Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Piauí, teve experiências profissionais em parcerias com algumas empresas na área de manejo florestal e mais precisamente com inventário para plano de manejo e licenciamento ambiental nos estados de Goiás, Bahia e Maranhão.

         “O PET é um dos projetos de grande respaldo na Universidade, que tem contribuído bastante para o ensino, pesquisa e extensão e foi de suma importância para minha vida acadêmica e profissional. Foi aqui que adquiri várias experiências desde a elaboração de projetos, logísticas de viagens, visitas técnicas, participação em congressos, elaboração de trabalhos científicos enfim, e quando sai para o mercado de trabalho me deparei com várias situações que se assemelhava ao trabalho desenvolvido pelo PET, principalmente com relação ao planejamento, visitas técnicas e logísticas. Então não tive tanta dificuldade, porque essas experiências eu já tinha, pois adquiri durante os anos que passei junto ao grupo PET.

THIAGO HENRIQUE DO NASCIMENTO
Período de atuação: entrada em 2015, até agora.

         Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí- Campus Professora Cinobelina Elvas, é membro junto ao Conselho Universitário do Campus atuando como representante de discentes. Faz parte também do GBIO, grupo de estudos em biodiversidades.

         “Eu julgo o grupo PET como de suma importância para o bom desenvolvimento acadêmico e profissional dos integrantes, tanto atuais como não atuais. É um grupo onde nossa criticidade é elevada, você aprende a se desenvolver nas mais diversas situações criando uma visão mais ampla do mundo ao seu redor, sem falar que esse desenvolvimento é pautado na pesquisa, ensino e extensão. Defino o PET em autonomia, proatividade e produtividade.”


JADSON NUNES DE ARAUJO
Período de atuação: entrada em 2013 até agora.

         Graduando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Piauí- Campus Professora Cinobelina Elvas. Atualmente é representante de discentes no colegiado de Engenharia Florestal.

         “O Grupo PET me fez ampliar minha visão e minha capacidade de resolução dos problemas encontrados no dia a dia. E me fez aprimorar o espírito de liderança junto aos grupos em que me encontro. Definiria o PET em Aprendizado, iniciativa e atuação.

RELATED POSTS

0 comentários