quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TRABALHADORES RURAIS DA ESEC DE URUÇUÍ-UNA RECEBEM MATERIAIS DO PROJETO SANTANDER

No último sábado (18), integrantes do Grupo PET, monitores do projeto Santander Universidade Solidária (Intervenção socioeconômica em Uruçuí-Una: O uso do buriti (Mauritia flexuosa L.) como potencial para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais da Estação Ecológica de Uruçuí-Una-PI), realizaram visita de monitoramento às comunidades Prata e Altos na Estação Ecológica (ESEC) de Uruçuí-Una com o objetivo de fazer entrega de materiais e equipamentos que serão utilizados na limpeza dos brejos para coleta do fruto, na extração de óleo de buriti e na produção de sabonetes a partir do óleo.

Monitores e comunitários.

Na ocasião da entrega, os trabalhadores rurais que participam do projeto demonstraram grande satisfação em receber os materiais. Nos materiais entregues constavam botas, panelas de inox, bacias de plástico, chapéus protetores, rastelos e quatro tachos confeccionados a partir do reaproveitamento de dois tambores de óleo lubrificante, os quais foram devidamente limpos e serão utilizados no processo de extração do óleo. Também foram apresentados os dois tipos de sabonete que estão em fase final de produção, bem como os modelos de etiqueta para embalagem do produto.





Entrega dos materiais pelos monitores.


Apresentação dos sabonetes e dos modelos de etiqueta para embalagem do produto. 

O local onde os materiais serão armazenados é uma casa cedida por uma moradora, na comunidade Prata, que também funcionará como sede para futuros encontros. O espaço, infelizmente, ainda não está em condições adequadas de uso, devido a casa apresentar rachaduras, problemas no teto feito de palha, piso de cimento desgastado e janelas e portas danificadas. Contudo, para superar a situação, os moradores já têm se mobilizado em busca da execução da reforma e já pensam na possibilidade de instalação de fiação elétrica e rede de abastecimento d’água no local, utilizando um conjunto motobomba existente na comunidade e caixa d’água, visando atender tanto à casa quanto às outras vizinhas. Os monitores do projeto fizeram a medição das dimensões da casa e um croqui para planejamento de uso do local.

Casa cedida como local de armazenamento dos materiais.

Paredes com rachaduras.

Teto de palha danificado.

Porta danificada.
Espera-se que, tanto o espaço cedido quanto os materiais para uso nas atividades relacionadas à produção dos sabonetes, atendam as necessidades do projeto e possibilitem aos trabalhadores maior responsabilidade e percepção da importância do trabalho em grupo, o que contribuirá para mais um passo na busca pela autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário