PET explica: Entenda como funcionam as Estações Ecológicas

11:56:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

A Lei nº 6.902, de 27 de abril de 1981, dispõe sobre as Estações Ecológicas.

            Em se tratando do campo de trabalho do Grupo PET - Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, que acontece na estação ecológica Uruçuí-Una no Sul do Piauí, mostraremos como funcionam as Estações Ecológicas segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).

foto/divulgação: IBAMA


      A Estação Ecológica de Carijós preserva uma área de manguezal.


      As Estações Ecológicas são áreas representativas de ecossistemas brasileiros, destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de ecologia, bem como à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.
         Mais de 90% da área de cada Estação Ecológica deve ser destinada, em caráter permanente, à preservação integral da biota. Na área restante, poderá ser autorizada a realização de pesquisas ecológicas que venham a acarretar modificações no ambiente natural.
                 O diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, afirma que “as pesquisas científicas e outras atividades realizadas nas Estações Ecológicas, devem levar sempre em conta a necessidade de não colocar em perigo a sobrevivência das populações das espécies existentes no local”.
          As Estações Ecológicas são implantadas e estruturadas de modo a permitir estudos comparativos com as áreas da mesma região ocupadas e modificadas pelo homem, a fim de obter informações úteis ao planejamento regional e ao uso racional de recursos naturais.
A Estação Ecológica de Uruçuí-Una
guarda uma belíssima biodiversidade
     Na área reservada às Estações Ecológicas, é proibido porte e uso de redes de apanha animais e outros artefatos de captura, bem como porte e uso de instrumentos de corte de árvores. Está proibido também a presença de rebanho de animais domésticos de propriedade particular, bem como exploração dos recursos naturais que gerem prejuízo para a manutenção da biota nativa.









*Com informações da Prefeitura Municipal de Florianópolis

RELATED POSTS

0 comentários