Caminhada da Paz organizada pelo Grupo de Gestão Ambiental da UFPI foi um sucesso em Bom Jesus, PI

00:34:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Evento reuniu alunos das escolas públicas e lideranças de Bom Jesus interessados pela temática ambiental

       Com mais de 300 alunos presentes na Caminhada da Paz realizada dia 5 de Junho, dia Internacional do Meio Ambiente – o evento marca uma  manifestação importante acerca do meio ambiente na cidade, atraindo atenção e despertando o interesse de centenas de moradores da comunidade Bonjesuense. Esteve presente o colégio Franklin Dória, Araci Lustosa, José Lustosa, Peniel e JEMB, além das Autoridades Eclesiásticas da Catedral Nossa Senhora das Mercês, representantes da ADUFPI, do PET – Uruçuí Una e da Assessoria de Extensão Universitária UFPI/CPCE. A caminhada foi organizada pelo GGA e 8º período de Biologia (CPCE) e contou com o apoio importantíssimo dos alunos do PIBID que são estagiários das escolas participantes. 
"Quanto a transformação da sociedade hoje, não podemos isolá-la da dimensão ambiental, da dimensão da preservação e da coneservação dos recursos naturais" Entrevista com o Coordenador da Assessoria de Extensão do CPCE Porf. Ms Janaílton Coutinho sobre a perspectiva da juventude. 



        Com o apoio da Polícia Militar para a Segurança e o desvio do trânsito, a galera se divertiu, cantou e dançou muito com a trilha sonora que mesclava músicas de grandes intérpretes da MPB, Tom Jobim, Sandra de Sá, Ney Matogrosso, Novos Baianos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre muitos outros que fizeram TODOS aproveitarem o momento com muita descontração. 

 

"Eu acho que daqui para frente, todos vão seguir o que estão falando, preservarão mais o Meio Ambiente e então ficará melhor para todos." Resposta de Adalgisa do Colégio Araci Lustosa, 6º ano, quando questionada sobre os efeitos do evento na cidade. 


      “Cuide, Preserve e Conserve. Faça sua Parte!” foi um dos dizeres de uma das muitas faixas e cartazes que foram feitos com materiais reutilizados por alunos das instituições de ensino presentes e foi o que mais chamou a atenção dos organizadores e Autoridades presentes no local.

Dr. Sandra Lestinge, educadora ambiental em pronunciamento em evento.
"Um evento grandioso e que deve ser feito todo ano por que é muito bonito ver todos esses jovens juntos debatendo sobre o tema" Diz o aluno Lucas de Sousa, 9º período de Biologia e Bolsista do PIBID. 


         Chegando ao fim, todos se dirigiram ao auditório da Igreja onde puderam assistir a uma apresentação do Associação Okinawa de Karatê de Bom Jesus seguido de uma exibição do filme “Animais unidos, jamais serão vencidos” na qual tiveram direito a deliciarem-se com uma saborosa pipoca, e já no término todos se vangloriaram com um excelente debate sobre o filme com o Padre Leandro. 


"O evento é muito interessante, por que os jovens de hoje, principalmente crianças e adolescentes, precisam ter em mente exatamente esses pensamentos, por que os maiores problemas da sociedade moderna são com o Meio ambiente, e essas manifestações encorajam os jovens a trabalharem e pensarem mais sobre o tema." posicionamento do aluno Luciano representante do PET - Uruiçuí Una.


"Um evento muito interessante e oportuno para o momento atual em que vivemos pois, essas iniciativas vão formando nos jovens e nas crianças uma consciência que diz para preservar o Meio Ambiente por que ele é a casa do homem e essa casa é comum onde todos vivem ... Parabéns a iniciativa por formarem essa consciência nas pessoas." Padre Leandro em entrevista com um integrante do GGA.

Fonte: GGA - Grupo de Gestão Ambiental (Editado por PET- Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una)


RELATED POSTS

0 comentários