Site Piauiense destaca Estação Ecológica de Uruçuí-Una

19:23:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Site diz:  "Famílias ameaçam preservação da Estação Ecológica Uruçuí-Una"
Blogueiro Mauro Sampaio destaca eu sua página a problemática da Estação Ecológica de Uruçuí- Una.

         Site 'AcessePiauí' publica matéria destacando a Estação Ecológica de Uruçuí Una, o blogueiro Mauro Sampaio, de Brasilia, entrevista Simone Kassia, A chefe da unidade do ICMBio em Bom Jesus (a 650 km ao sul de Teresina), que fala sobre a UC.

      Há mais do que o agronegócio instalado no cerrado piauiense ameaçando a integridade da Estação Ecológica Uruçuí-Una. Um fator interno também causa instabilidade e preocupa o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que conta com apenas nove funcionários para proteger a fauna e a flora na área de 135 mil hectares. Cerca de 100 famílias ainda moram dentro da estação e sobrevivem da caça e da agricultura de subsistência. 

   A chefe da unidade do ICMBio em Bom Jesus (a 650 km ao sul de Teresina), Simone Kassia de Moura Sousa, lamenta que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não consiga definir um assentamento para a transferência das famílias.
  Elas se recusam a fazer acordo apenas com o pagamento de uma idenização com valor médio de R$ 6 mil. "É praticamente impossível fazer alguma coisa contra a ação das famílias, que caçam, desmatam e plantam dentro da  estação, que deveria estar totalmente preservada", afirmou Simone Kassia em entrevista por telefone concedida ontem (10/08/10) ao Acessepiaui

   O objetivo do contato era saber por que o Governo Federal decidiu suspender a tramitação na Câmara dos Deputados do projeto de resolução que transfere o imóvel da União (cedido em 1976 pelo Estado do Piauí) em definitivo para o ICMBio. A chefe da unidade em Bom Jesus, desconhecendo a questão, mostrou-se preocupada, de fato, com as pressões sobre a Estação Ecológica Uruçuí-Una e os poucos recursos para controlá-las. 

    O período das queimadas para o preparo rústico de terreno destinado ao plantio deixa a estação em sério risco de incêndios devastadores. "Nós estamos colocando 14 brigadistas para conter focos de incêndio. É uma situação muito difícil fazer a fiscalização", explica Simone Kassia. O apoio de Brasília parece distante, mas ela tenta a liberação de verba para a reforma da casa de apoio dos funcionários e pesquisadores em Uruçuí-Una, a 96 km de Bom Jesus por estrada de chão. 

   Ainda que as famílias e o agronegócio sejam uma ameaça, a chefe da unidade do ICMBio busca ânimo na realização de duas pesquisas na Estação Ecológica Uruçuí-Una, criada para proteger o ecossistema do cerrado e nas nascentes, riachos e rios que formam as bacias dos rios Gurgueia e Parnaíba. 

   Uma é o projeto Onça Pintada, que continua sendo caçada e em risco de extinção no Piauí. A outra pesquisa é sobre peixes, a fauna mais desconhecida da área, solicitada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Simone Kassia diz que o banho no Rio Uruçuí é "muito bom", mas a Estação Ecológica Uruçuí-Una não é aberta para visitantes turistas.
Para ver a matéria na íntegra, clique aqui.

Com informações de AcessePiauí/Postado por Luciano C.


RELATED POSTS

0 comentários