VISITA AO PARQUE NACIONAL (PN) DE SETE CIDADES-PIAUÍ

01:35:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :


Durante a viagem para o Congresso Regional de Unidades de Conservação (CORUC), o grupo PET, na ocasião, composto pela Tutora Drª Sandra Lestinge e pelos tutorandos Marcos Wieczorek, Manoel Neto, Rômulo Vargas e Higor Lucena, visitou o PN de Sete Cidades que fica localizado a cerca de 18Km do Município de Piracuruca, norte do Piauí. O mesmo é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), possuindo uma área de 6.221 hectares. No dia 08/06/2011 o parque completa 50 anos de fundação.
Nessa visita, o grupo PET conversou com o técnico do IBAMA, Cristino Pereira da Silva, que trabalha no parque há 32 anos. Durante a conversa foi relatado que a realocação da comunidade se deu de forma pacifica, porque, na ocasião, o Delegado do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), utilizou a mão de obra da comunidade para a instauração do parque gerando renda para os moradores tornando-os aliados na conservação do mesmo. A comunidade pré-existente ao parque foi realocada para a cidade de Piripiri-PI, onde o prefeito doou terras para aproximadamente 17 famílias que residiam no interior da Unidade de Conservação (UC).
Hoje há uma grande reciprocidade entre a comunidade e os gestores do PN de Sete Cidades. Muitos moradores atuam como verdadeiros agentes ambientais, fiscalizando as práticas de caça e degradação ambiental ali presentes.
Pudemos perceber que o processo de realocação pode se dar de forma pacífica, se as instâncias federais ambientais, estaduais e municipais reaproveitarem a mão de obra da comunidade pré-existente à UC no processo de conservação.
Visita ao Parque Nacional de Sete Cidades: Manoel, Marcos, Cristino, Rômulo, Higor, Sandra




RELATED POSTS

0 comentários