PETIANOS E COMUNIDADE DA ESEC DE URUÇUÍ-UNA REALIZAM II OFICINA DE APROVEITAMENTO DO BURITI

20:48:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Como parte do cronograma de ações deste ano, monitores do grupo PET estiveram na Estação Ecológica (ESEC) de Uruçuí-Una para fazer a entrega da segunda parte do material que compõe a estrutura física da casa cedida que serve de sede para os encontros dos participantes do projeto. As visitas ocorreram nos dias 05 e 07 deste mês com o principal objetivo de preparar e executar a II oficina de aproveitamento do buriti. Foram entregues: duas pias, uma caixa d’água, um armário e uma estante, bem como a matéria-prima necessária para a confecção dos sabonetes, além de fiação e lâmpadas para instalação elétrica na sede. Na ocasião, foram realizados, também, alguns serviços de reforma na casa.

Entrega do material  da oficina.

Material utilizado na confecção dos sabonetes.

Formas utilizadas na confecção dos sabonetes.
Com o objetivo de realizar o treinamento dos moradores da comunidade para a confecção dos sabonetes com óleo de buriti, a oficina serviu para apresentar a formulação final do sabonete, desenvolvida pelo grupo PET, à comunidade, além de repassar-lhes todo o procedimento de precificação do produto.

Preparação da glicerina.

Todo o procedimento de confecção dos sabonetes realizado pelos monitores e moradores seguiu uma cartilha explicativa desenvolvida pelo grupo PET, a qual servirá de guia para a produção futura dos sabonetes pelos moradores. Já o procedimento de precificação foi exposto de forma didática, onde foram explanadas noções de matemática básica e de mercado, de forma a explicar o cálculo do preço final.

Aplicação nas formas.


Acondicionamento dos sabonetes.

Discussão acerca da precificação.

Explicação do cálculo da precificação do produto.



Vale ressaltar que este foi o último treinamento realizado antes do término do projeto, no fim de março.
O PROJETO
O projeto intitulado: Intervenção socioeconômica em Uruçuí-Una: O uso do buriti (Mauritia flexuosa L.) como potencial para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais da Estação Ecológica de Uruçuí-Una-PI é vencedor da 15ª edição do Prêmio Santander Universidade Solidária.
Nascido dentro do PET (Programa de Educação Tutorial) do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na cidade de Bom Jesus, o projeto busca utilizar todo o potencial do buriti para gerar renda para a região de Uruçuí-Una, no sul do estado. Além de alunos de cinco cursos de graduação da UFPI, também integram o programa de intervenção socioambiental professores, parceiros e a comunidade. 
As metodologias envolvem a oferta de oficinas, encontros e reuniões, afirmativas e participativas. Com a conclusão do projeto, espera-se que as famílias adquiram autonomia e melhorem a autoestima, sua inserção em arranjos produtivos com sustentabilidade social, ambiental, econômica e cultural de modo a garantir a melhoria da qualidade de vida.

RELATED POSTS

0 comentários