URUÇUÍ-UNA EM DESTAQUE: ICMBIO VAI PROTEGER DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO PIAUÍ

21:38:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), considerou duas unidades de conservação no Piauí, como proritária para o perigo de incêndios florestais neste período e anunciou que vai reforçar a fiscalização para evitar o fogo. São elas, Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba e Estação Ecológica Uruçui-Una. A infomação é do coordenador de Emergências Ambientais do Instituto, Christian Niel Berlinck.
Segundo ele, das 312 Unidades de Conservação do Brasil, somente 100 são proritárias para proteção contra incêndios. Ele informou que nestas unidades foram realizadascursos, capacitadas pessoas da região como também contratados brigadistas, totalizando 1.743 homens para combater os incêndios.
As prioridades do ICMBio no país são a Estação Ecológica de Serra Geral do Tocantins, que abrange os municípios de Almas, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição e Mateiros, no estado de Tocantins e o município de Formosa do Rio Preto, na Bahia; o Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba, na divisa dos estados do Piauí, Maranhão, da Bahia e do Tocantins; a Estação Ecológica de Uruçuí-Una, que abrange os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, no sudoeste do Piauí; e o Parque Nacional da Serra da Canastra, nos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste de Minas Gerais.
Berlinck acrescentou que “a maioria dos incêndios florestais [aproximadamente 98%] tem origem antrópica, quer por dolo ou culpa”. Ou seja, quem provoca as queimadas é o homem. Segundo ele, não existe possibilidade de incêndio natural neste período do ano. “Os incêndios ocorrem porque o homem coloca [fogo nas matas]. Incêndio natural é o incêndio por raio, que está associado à presença de nuvens e, geralmente, vem seguido de chuvas que ajudam a controlá-lo, o que não ocorre na época de seca”.
Texto: Tânia Martins/ Fonte: Piauí Sempre Verde
(Adaptado Luciano C.)

RELATED POSTS

0 comentários