Histórico

Grupo PET - Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una
Em seus quarenta anos de existência, a Universidade Federal do Piauí vem contribuindo grandemente com o desenvolvimento econômico, politico, social e cultural do Piauí, do Nordeste e do Brasil. Através de sua estrutura, a UFPI tem a missão de propiciar a elaboração, a sistematização e a socialização do conhecimento filosófico, cientifico, artístico e tecnológico adequado ao saber contemporâneo e a realidade social.
O campus Cinobelina Elvas, criado recentemente pelo programa de expansão das universidades federais do MEC, vem consolidar o papel da UFPI na região sul do estado. No campus, os cursos de Engenharia Florestal e Ciências Biológicas, dentre outros, estabelecem um contato muito íntimo com o ambiente rural e florestal (ecótono Cerrado/Caatinga), favorecendo, dessa forma, a criação de um laço muito forte com o contexto local e, principalmente, com a realidade enfrentada pelos diferentes atores envolvidos nas questões sociais e ambientais da região.  A proposta de criação do grupo PET “Intervenção Socioambiental em Uruçui-Una” vem de encontro às expectativas de criação de atividades que integrem o tripé que constituem os pilares indissociáveis da Universidade (Ensino-Pesquisa-Extensão), dessa forma, com a criação desse grupo espera-se preencher uma grande lacuna em relação a este tipo de atividades na região, já que visível a deficiência de praticas de pesquisa e principalmente de extensão na região sul e no estado como um todo.
As atividades do grupo foram iniciadas em dezembro de 2010 e, apesar dos grandes problemas enfrentados, principalmente aos relacionados às questões estruturais (sala, internet, cadeiras, mesas), o grupo conseguiu realizar muitos trabalhos, dentre eles: visitas técnicas a Estação e outras UC do estado, seminários, reuniões com moradores da UC, confecção e publicação de artigos científicos, participação em congressos e seminários de extensão, dentre outras.